Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15472
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Severino Coelho dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-26T14:15:19Z | - |
dc.date.available | 2018-02-26T14:15:19Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15472 | - |
dc.description | SANTOS, S. C. dos. Abordagem dos aspectos históricos sobre a radioatividade e os modelos atômicos nos livros didáticos do PNLD 2015. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A escolha do livro didático é uma etapa importante, pois as obras escolhidas são sem dúvida a principal fonte de informação, tanto para os professores como para os alunos. Este trabalho relata a importância dos aspectos históricos sobre radioatividade na evolução dos modelos atômicos, como também, aborda como os livros do ensino médio faz a ligação dos fatos da descoberta da radioatividade com o processo de evolução dos modelos atômicos. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar os aspectos históricos presentes nos livros didáticos do PNLD 2015 (Ser Protagonista, Química Cidadã e Química1) sobre o tema radioatividade na evolução dos modelos atômicos, levando em consideração como o conteúdo se apresenta e se desenvolve nos livros abordados e verificando os exemplos, se são relacionados com o cotidiano e seu contexto histórico. Sabe-se que o livro didático é uma ferramenta única e de fácil acesso a todos, consequentemente, é relevante que todas as obras do PNLD sejam bem elaboradas. O ponto principal da pesquisa foi verificar a abordagem desses aspectos históricos da radioatividade, observando se antes de expô-lo na explicação de um modelo atômico (como o de Rutherford), foram colocadas ideias pertinentes ao tema. Vale salientar que o ensino de ciências está em constante evolução, assim sendo, é importante não nos prendermos apenas aos livros vigentes em determinados períodos, mas buscamos sempre a atualização. Assim, pode-se dizer que o aspecto histórico sobre radioatividade na evolução dos modelos atômicos é fundamental para a compreensão do conteúdo, pois o livro didático é peça fundamental no ensino-aprendizagem, portanto, se faz necessário uma abordagem desses aspectos para uma melhor compreensão do conteúdo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Josué da Silva Buriti | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Modelos atômicos | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Radioatividade | pt_BR |
dc.title | Abordagem dos aspectos históricos sobre a radioatividade e os modelos atômicos nos livros didáticos do PNLD 2015 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Severino Coelho dos Santos.pdf | PDF - Severino Coelho dos Santos | 8.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.