Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15499
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Aurino, Ana Débora Batista | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-01T17:16:07Z | - |
dc.date.available | 2018-03-01T17:16:07Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-01 | - |
dc.identifier.other | CDD: 571.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15499 | - |
dc.description | AURINO, Ana Débora Batista. Metodologias alternativas para o ensino de biologia molecular no ensino médio. 2017. 47 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante das dificuldades de ensino e aprendizagem na disciplina de Biologia no ensino médio, principalmente, sobre os conteúdos de biologia molecular, este trabalho teve por objetivo propor metodologias alternativas que facilitem o ensino e a aprendizagem desses conteúdos, principalmente, aqueles relacionados aos Ácidos Nucléicos. A pesquisa foi desenvolvida com cinco turmas da 1ª série do Ensino Médio público da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira em João Pessoa/PB. Nessas turmas além de aulas teórico-expositivas para uma abordagem inicial do conteúdo e aulas demonstrativas sobre os processos de Duplicação do DNA, Transcrição gênica e Tradução gênica através de vídeos, os alunos tiveram também, aulas práticas sobre o processo de extração de DNA da banana, e participaram de oficinas pedagógicas de construção de modelos didáticos da molécula de DNA. Através da pluridisciplinaridade entre as áreas de química e biologia, os alunos tiveram um entendimento à nível biológico e químico sobre a molécula de DNA. As aulas práticas de extração do DNA da banana foram ministradas pelas bolsistas do PIBID. As oficinas pedagógicas de construção de modelos didáticos possibilitaram que 18 modelos da molécula de DNA fossem produzidos. As aulas demonstrativas utilizando vídeos permitiram que os alunos visualizassem e entendessem como ocorrem os processos de duplicação do DNA, transcrição e tradução gênica. Portanto, essas estratégias de ensino facilitaram o ensino de biologia molecular na escola, facilitaram a aprendizagem dos alunos, aproximaram o conteúdo do seu dia-a-dia por servirem de base durante a oficina pedagógica de Análise de DNA realizada na UFPB, e despertaram a vocação cientifica dos alunos | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francisco Jaime Bezerra Mendonça Junior | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Biologia molecular | pt_BR |
dc.subject | DNA | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Modelo didático | pt_BR |
dc.title | Metodologias alternativas para o ensino de biologia molecular no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Débora Batista Aurino.pdf | PDF - Ana Débora Batista Aurino | 11.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.