Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/155
Título: Índice de sucesso de desmame na Unidade de Terapia Intensiva do HUAC
Autor(es): Silva, Dawson Cézar da
Palavras-chave: Desmame
Ventilação mecânica
Unidade de Terapia Intensiva
Data do documento: 13-Set-2012
Resumo: Introdução: aproximadamente 46% dos pacientes admitidos em UTI vão necessitar de suporte ventilatório com o objetivo de manter uma adequada oxigenação tecidual e diminuir a sobrecarga imposta à musculatura respiratória. O processo de desmame pode corresponder quase à metade do tempo total de ventilação e tanto a sua remoção precoce como o seu adiamento podem ocasionar riscos ao paciente. Objetivo: avaliar o índice de sucesso de desmame nos pacientes em uso de ventilação mecânica invasiva da unidade de terapia intensiva (adulto) do hospital universitário Alcides Carneiro. Metodologia: trata-se de um estudo transversal descritivo e analítico. Os dados foram coletados nos prontuários dos pacientes e preenchidos em um questionário baseado no protocolo de desmame da UTI do hospital Sírio-Libanês. A amostra constitui-se de 51 participantes de 21 a 95 anos. Resultados: A media de idade foi de 60,5 anos ( ± 18,4 anos). Onde 54,9% encontravam-se acima de 60 anos, 52,9% pertenciam ao gênero masculino e obtiveram o índice de sucesso de 37%. As causa infecciosas corresponderam a 29,4% das causas da internação. 86,3% apresentavam alguma comorbidade, a média de permanência em UTI foi de 15,3 dias (± 15,9 dias) e o tempo médio de ventilação mecânica foi de 13,5 dias (± 12,09 dias). a maioria dos pacientes com causa infecciosa permaneceram por mais de 20 dias na UTI. As intercorrências por sepse foram as mais frequentes. A taxa de mortalidade foi 70,6%, o Modo SIMV + PSV foi o mais utilizado e o índice de sucesso na UTI foi de 31,4% Conclusão: a idade e o gênero não foram os fatores determinantes para o insucesso, tempo de internação e ventilação não apresentaram relações significativas, a taxa de mortalidade não esteve ligada somente ao número de comorbidades, O uso de drogas vasoativas e instabilidades hemodinâmicas apresentam alto índice de insucesso. A frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura não mostraram diferença nos dois grupos.
Descrição: SILVA, D.C. da. Índice de sucesso de desmame na Unidade de Terapia Intensiva do HUAC. 2012. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande – PB, 2012.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/155
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dawson Cézar da Silva.pdfDawson Cézar da Silva540.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.