Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15634
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria do Socorro Ferreira-
dc.date.accessioned2018-03-07T17:01:03Z-
dc.date.available2018-03-07T17:01:03Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15634-
dc.descriptionSILVA, M. do S. F. da. A montanha da água lilás: a fábula como instrumento de ensino aprendizagem para o letramento literário. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo busca analisar a fábula “A Montanha da Água Lilás”,do autor angolano Pepetela. Estabelece-se como objetivo investigar como esse gênero pode servir de instrumento para aprendizagem do letramento literário no contexto escolar. Para embasar nossa pesquisa, utilizamos autores como Chaves (2005) e Cosson (2006), que realçam a importância do letramento literário na formação da cidadania. Bosi (2004) e Hampetê Bá (1997), que oferecem suporte para a discussão sobre memória e tradição oral e Brabosa (2011), Magda Soares (1999), Pressley (2002) e Hervay e Gouvis (2008), que orientam o debate sobre o ensino do letramento literário em sala de aula. Explorase, através de intervenção escolar, reflexões sobre as representações de memória do povo angolano na fábula em análise, para tanto, houve atuação de regências em sala do 9ª ano do Ensino Fundamental, em escola pública da cidade de Guarabira, PB. Concluise que a inserção do gênero literário Fábula, em sala de aula, torna-se relevante, pois une a interação entre a oralidade e o imaginário, promovendo resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientação: Rosilda Alves Bezerrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFábulapt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
dc.titleA montanha da água lilás: a fábula como instrumento de ensino-aprendizagem para o letramento literáriopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro Ferreira da Silva.pdfPDF - Maria do Socorro Ferreira da Silva4.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.