Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15645
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Juliana de Melo Santo | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-07T17:51:45Z | - |
dc.date.available | 2018-03-07T17:51:45Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-01 | - |
dc.identifier.other | CDD: 577.07 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15645 | - |
dc.description | SILVA, Juliana de Melo Santo. Educação ambiental urbana no bioma mata atlântica: uma proposta de ensino integrador em escola pública de João Pessoa Trabalho. 2017. 48f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda a temática da Educação Ambiental Urbana, através de uma proposta de ensino integrador, a fim de sensibilizar os educandos do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de João Pessoa, a conservar o Bioma no qual estão inseridos (Mata Atlântica). Durante a pesquisa objetivou-se a promoção de estratégias que viabilizem à sensibilização dos educandos tendo em vista o desenvolvimento de atividades voltadas para a inserção da questão ambiental no domínio do ecossistema urbano Mata Atlântica, proporcionando condições para participação, reflexão e problematização coletiva por meio de uma relação dialógica ao longo de atividades lúdicas e pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que fez uso do método etnográfico, da observação participante, da fenomenologia e do biorregionalismo para alcançar as metas propostas. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública do município de João Pessoa por acreditar ser este um ambiente propício à inserção dos conceitos de Educação Ambiental e pelo pouco conhecimento e oportunidades que os educandos tiveram de discutir a temática com seus professores. Para a fundamentação teórica foi utilizado Marques (2010), Guerra e Abílio (2006), Tamaio (2008), entre outros. Os resultados obtidos antes do projeto apontam que os alunos desconheciam ou mesmo possuíam uma visão fragmentada acerca dos conceitos de Meio Ambiente, Natureza e Educação Ambiental, vendo esses como recurso, lugar para se viver e excluindo em sua maioria o homem do ambiente em que vivia. No término do projeto foi possível perceber que os educandos passaram a ter uma visão biocêntrica e conservacionista, incluindo o homem como agente ativo na relação homem-sociedade-natureza. Conclui-se que a inserção de oficinas pedagógicas e da ludicidade no ensino da Educação Ambiental são ferramentas importantes para a formação de verdadeiros atores sociais envolvidos de forma crítica na tomada de decisões pela conservação do bioma em que residem | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Eliete Correia dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental urbana | pt_BR |
dc.subject | Oficinas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental urbana no bioma mata atlântica: | pt_BR |
dcterms.title.alternative | uma proposta de ensino integrador em escola pública de João Pessoa Trabalho | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Juliana de Melo Santo Silva.pdf | PDF - Juliana de Melo Santo Silva | 13.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.