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dc.contributor.authorSilva, Juliana de Melo Santo-
dc.date.accessioned2018-03-07T17:51:45Z-
dc.date.available2018-03-07T17:51:45Z-
dc.date.issued2018-03-01-
dc.identifier.otherCDD: 577.07-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15645-
dc.descriptionSILVA, Juliana de Melo Santo. Educação ambiental urbana no bioma mata atlântica: uma proposta de ensino integrador em escola pública de João Pessoa Trabalho. 2017. 48f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda a temática da Educação Ambiental Urbana, através de uma proposta de ensino integrador, a fim de sensibilizar os educandos do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de João Pessoa, a conservar o Bioma no qual estão inseridos (Mata Atlântica). Durante a pesquisa objetivou-se a promoção de estratégias que viabilizem à sensibilização dos educandos tendo em vista o desenvolvimento de atividades voltadas para a inserção da questão ambiental no domínio do ecossistema urbano Mata Atlântica, proporcionando condições para participação, reflexão e problematização coletiva por meio de uma relação dialógica ao longo de atividades lúdicas e pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que fez uso do método etnográfico, da observação participante, da fenomenologia e do biorregionalismo para alcançar as metas propostas. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública do município de João Pessoa por acreditar ser este um ambiente propício à inserção dos conceitos de Educação Ambiental e pelo pouco conhecimento e oportunidades que os educandos tiveram de discutir a temática com seus professores. Para a fundamentação teórica foi utilizado Marques (2010), Guerra e Abílio (2006), Tamaio (2008), entre outros. Os resultados obtidos antes do projeto apontam que os alunos desconheciam ou mesmo possuíam uma visão fragmentada acerca dos conceitos de Meio Ambiente, Natureza e Educação Ambiental, vendo esses como recurso, lugar para se viver e excluindo em sua maioria o homem do ambiente em que vivia. No término do projeto foi possível perceber que os educandos passaram a ter uma visão biocêntrica e conservacionista, incluindo o homem como agente ativo na relação homem-sociedade-natureza. Conclui-se que a inserção de oficinas pedagógicas e da ludicidade no ensino da Educação Ambiental são ferramentas importantes para a formação de verdadeiros atores sociais envolvidos de forma crítica na tomada de decisões pela conservação do bioma em que residempt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Eliete Correia dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEducação ambiental urbanapt_BR
dc.subjectOficinas pedagógicaspt_BR
dc.titleEducação ambiental urbana no bioma mata atlântica:pt_BR
dcterms.title.alternativeuma proposta de ensino integrador em escola pública de João Pessoa Trabalhopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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