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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCantalice, Denize Barros de-
dc.date.accessioned2018-03-07T17:52:15Z-
dc.date.available2018-03-07T17:52:15Z-
dc.date.issued2018-03-01-
dc.identifier.otherCDD: 371.358-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15646-
dc.descriptionCANTALICE, Denize Barros de. Educomunicação e ensino médio: O Jornal Escolar Articulando Saberes no Ensino de Química. 2017. 54f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA comunicação é uma grande aliada do processo educativo, pois, à medida que o homem se educa, compreende claramente o seu papel na sociedade. É nesse sentido que a Educomunicação se apresenta com caráter interdiscursivo e interdisciplinar, tendo como seu principal objetivo a inserção do indivíduo no processo midiático, promovendo uma educação libertadora e formadora de pessoas capacitadas a ver e agir de modo transformador na sociedade, agregando valores que serão necessários para entrada no mercado de trabalho e para isso o educador precisa estar atento a essa nova realidade, como bem afirma Ismar de Oliveira Soares (2011, p.29).Sendo assim, no espaço educativo, criamos ecossistema comunicativo a fim de aproveitar o espaço escolar para o exercício do fluxo democrático da informação, indo além da análise crítica da mídia. Mais do que isso, o educando passa a ser ator principal de seu próprio processo de desenvolvimento intelectual. Diante dos desafios da sociedade tecnológica e midiática, o objetivo deste trabalho é a produção discente, à luz da Educomunicação, de um jornal escolar que contemplasse os saberes de Química. Desenvolvemos o trabalho empiricamente no formato experimental, de natureza aplicada e abordagem qualitativa por meio da produção do jornal escolar, em que vários conteúdos foram trabalhados de forma contextualizado e transversal. Partindo dessa prática metodológica, inserimos a análise de diversos jornais para que os estudantes refletissem sobre os vários tipos linguísticos e o público alvo destes. Em seguida, aplicamos os conteúdos de Química em que estão contidos os temas, plásticos e gases CFCs, servindo de base para as pesquisas dos discentes na produção do jornal. Os dados revelam que a prática inovadora, aliada à informatização despertou a criatividade e criticidade, resultando em um produto final dinâmico, interdisciplinar, desenvolvido a partir de conceitos científicos e melhorando consideravelmente o aprendizado. Os estudantes produziram um jornal com informações sobre os danos causados ao meio ambiente pelos plásticos e pelos gases CFCs. Concluiu-se que o ensino de Química pode ser melhor entendido quando usamos práticas metodológicas diferenciadas e auxiliadas pelos recursos midiáticospt_BR
dc.description.sponsorshipOrientação: Eliete Correia dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleEducomunicação e ensino médiopt_BR
dcterms.title.alternativeo jornal escolar articulando saberes no ensino de químicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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