Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1565
Título: Uma análise dos discursos sobre o nordeste nas músicas de Luiz Gonzaga e Alcymar Monteiro
Autor(es): Silva, Everson Carlos da
Palavras-chave: Discurso
Luiz Gonzaga - música
Alcymar Monteiro - música
Data do documento: 13-Ago-2013
Resumo: Desde o inicio dos tempos, o discurso vem sendo usado por grupos humanos diversos como instrumento de legitimação de poder e imposição de certos traços culturais, formando assim uma identidade endêmica. No Brasil, a partir das primeiras décadas do século XX, vemos um forte conflito de discursos entre a elite da região sudeste e a elite do nordeste, as quais estavam em momento de transição pelo controle econômico do país, a primeira estava em ascensão com as indústrias e outra em crise com o sistema canavieiro. Este texto acadêmico não trata dos discursos produzidos por essas elites através de seus meios de comunicação, mas sim de discursos confeccionados dentro da própria região nordeste; tendo como objeto de estudo canções escolhidas dos músicos Luiz Gonzaga e Alcimar Monteiro impregnadas de discursos regionalistas. Veremos que tais canções, ainda que produzidas por dois artistas nordestinos e com tema de nordeste, apresentam óticas deferentes sob o mesmo espaço. O trabalho baseou-se em pesquisa bibliográfica, história oral com entrevista a pessoas diversas.
Descrição: SILVA, E. C. da. Uma análise dos discursos sobre o nordeste nas músicas de Luiz Gonzaga e Alcymar Monteiro. 2012. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1565
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Everson Carlos da Silva.pdfEverson Carlos da Silva729.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.