Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1566
Título: Guerra de Canudos
Autor(es): Souza, Anna Gabriela Oliveira de
Palavras-chave: Conflito social
Brasil república
Guerra de Canudos
Data do documento: 13-Ago-2013
Resumo: A situação do Nordeste, no final do século XIX, era muito precária. Fome, seca, miséria, violência e abandono político afetavam os nordestinos, principalmente a população mais carente. Toda essa situação, em conjunto com o fanatismo religioso, desencadeou um grave problema social. No sertão da Bahia foi iniciado este conflito civil, teve a duração de quase um ano e devido à força adquirida, o governo da Bahia pediu o apoio da República. O beato Conselheiro era quem liderava este movimento, acreditava que havia sido enviado por Deus para acabar com as diferenças sociais e também com os pecados republicanos, entre estes, estavam o casamento civil e a cobrança de impostos. Com estas idéias em mente, ele conseguiu reunir um grande número de adeptos que acreditavam que seu líder realmente poderia libertá-los da situação de extrema pobreza na qual se encontravam. Com o passar do tempo, as idéias iniciais difundiram-se de tal forma que jagunços passaram a utilizar-se das mesmas para justificar seus roubos e suas atitudes que em nada condiziam com nenhum tipo de ensinamento religioso; este fato tirou por completo a tranqüilidade na qual os sertanejos daquela região estavam acostumados a viver. Palavras-Chave: Conflito social, República.
Descrição: SOUZA, A. G. O. de. Guerra de Canudos. 2012. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1566
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anna Gabriela Oliveira de Souza.pdfAnna Gabriela Oliveira de Souza590.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.