Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15672
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Itamar Nunes da | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-12T15:24:10Z | - |
dc.date.available | 2018-03-12T15:24:10Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 910 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15672 | - |
dc.description | SILVA, I. N. da. A formação do professor e os recursos didáticos utilizados nas aulas de geografia no ensino médio: análise na Escola Estadual de Ensino Fundamental Médio e Agenor Clemente dos Santos- Alagoinha/PB. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Geografia é feito em muitas vertentes, não só teóricos, mas também metodológicos e práticas que permitem enriquecer o processo ensino-aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo discutir a formação inicial dos professores licenciados em Geografia, bem como analisar suas práticas e utilização dos recursos didáticos, e como esses recursos podem contribuir para uma aprendizagem significativa do ensino da Geografia. Os aspectos levantados na pesquisa têm como base a experiência vivenciada do autor como profissional de educação e do estágio supervisionado na Escola Estadual Ensino Fundamental Médio e Agenor Clemente dos Santos, localizada na cidade de Alagoinha/PB. A metodologia de pesquisa baseia-se em leituras bibliográficas, para isso foram consultados autores, tais como: (CAVALCANTE, 2010); (VISENTINI, 1997); (CASTELLAR, 2003) dentre outros. Foram feitas observações de aulas, aplicações de questionários com alunos, professores e direção da escola supracitada. Nos resultados da pesquisa detectamos que se faz necessário que alguns docentes revejam a sua metodologia e práticas, referente ao ensino de Geografia, deixando o método tradicional, onde é caracterizado apenas nas elaborações de perguntas e respostas, tendo como objetivo apenas repassar conteúdos pela memorização. É preciso inovar a prática docente para que as aulas se tornem mais criativas, participativas e atrativas para uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Sharlene da Silva Bernardino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Metodologias | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.title | A formação do professor e os recursos didáticos utilizados nas aulas de geografia no ensino médio: análise na Escola Estadual de Ensino Fundamental Médio e Agenor Clemente dos Santos- Alagoinha/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Itamar Nunes da Silva.pdf | PDF - Itamar Nunes da Silva | 4.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.