Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1569
Título: O gênero textual letra de música como elemento motivador das salas de língua inglesa
Autor(es): Ferreira, Maria Josely dos Santos
Palavras-chave: Língua inglesa - ensino
Gêneros textuais
Motivação
Data do documento: 13-Ago-2013
Resumo: Notamos nas aulas de Língua Inglesa, a ausência de motivação no aprendizado da língua. Isso contribui para que as aulas se tornem desinteressante para o aluno, acarretando a falta de estímulo para aprender uma língua estrangeira. Nessa perspectiva, é importante que o professor inove sua prática em função da motivação do aluno, para que este sinta-se encorajado a participar de momentos de leitura, interpretação e produção de textos orais ou escritos em língua inglesa. Sendo assim, é importante que o professor conheça o universo de seu aluno e, assim, possa aliar o conhecimento que já possui ao conhecimento sistematizado. Os gêneros textuais são ferramentas que podem auxiliar nessa tarefa, tendo em vista, que ao interagirmos em sociedade utilizamos os diversos gêneros de texto. Pautado nos Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006) e os PCNs (1998), traçaremos uma reflexão sobre o ensino de Língua Inglesa (BZUNECK, 2000; BUROCHOVITCH & BZUNECK, 2004; CAMPOS, 1972), discutiremos sobre o conceito de motivação e sua importância no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa; com base em Marcuschi (2008) e Schnewvly e Dolz (2004), abordaremos a importância de aliar os gêneros textuais ao ensino de Língua. Para ilustar a teoria estudada, relataremos a observação de uma aula de Língua Inglesa em uma turma de 8° ano do Ensino Fundamental da EMEF João Alves de Carvalho na cidade de Caiçara-PB, onde a utilização do gênero textual canção, assumiu a posição de elemento motivador, possibilitando a participação e o envolvimento dos alunos na aula.
Descrição: FERREIRA, M. J. dos. S. O gênero textual letra de música como elemento motivador das salas de língua inglesa. 2013. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1569
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Josely dos Santos Ferreira.pdfMaria Josely dos Santos Ferreira445.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.