Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1571
Título: Correlação entre Glicemia em Jejum, Hemoglobina Glicada e Glicemia Média Estimada
Autor(es): Santos, Caio Henrique Almeida
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Glicemia de jejum
Hemoglobina glicada
Glicemia média
Data do documento: 14-Ago-2013
Resumo: O Diabetes mellitus tipo 2 é uma síndrome heterogênea que resulta de defeitos na secreção e na ação da insulina, sendo que a patogênese de ambos os mecanismos está relacionada a fatores genéticos e ambientais. Este trabalho tem como objetivo avaliar três parâmetros de controle de glicemia em portadores de Diabetes mellitus tipo 2, atendidos pelo Sistema Único de Saúde de Campina Grande, fazendo uma correlação das taxas de Glicemia de Jejum, Hemoglobina Glicada e Glicemia Média, de modo a determinar a maneira mais segura de realizar o controle glicêmico dos pacientes. Os exames laboratoriais realizados foram as dosagens de glicemia de jejum e Hemoglobina A1c (HbA1c), onde os pacientes foram submetidos à dosagem de glicemia capilar na entrevista,informando o horário da última refeição realizada antes do exame. Os resultados foram comparados com exames realizados em um laboratório escolhido com padrões de excelência (aprovação no Programa de Excelência em Laboratórios Médicos). Tratou-se de uma pesquisa avaliativa de estudo transversal, desde janeiro de 2011 a maio de 2012. Existiu uma grande percentagem de parâmetros glicêmicos alterados para ambos os sexos demonstrando que esses pacientes não estão com controle glicêmico eficaz. Assim sendo, é de fundamental importância a necessidade do controle glicêmico dos portadores de diabetes tipo 2 uma vez que reduz os riscos de complicações crônicas da doença, tais como retinopatias e neuropatias.
Descrição: SANTOS, C. H. A. Correlação entre Glicemia em Jejum, Hemoglobina Glicada e Glicemia Média Estimada. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1571
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caio Henrique Almeida Santos.pdfCaio Henrique Almeida Santos451.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.