Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15720
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sales, Vinicius | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-13T15:00:38Z | - |
dc.date.available | 2018-03-13T15:00:38Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15720 | - |
dc.description | SALES, V. A importância do processo de cubação de terras no cotidiano de agricultores e no ensino de EJA. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema proposto neste trabalho de conclusão de curso é desenvolvido através de uma investigação que fundamente-se no Programa Etnomatemática, em que teve como referencial duas propostas de práticas: Uma entrevista realizada aos trabalhadores e moradores do Engenho Quati na zona rural de Areia PB, e as opções de resoluções de um exercício proposto realizado na turma da EJA - Educação de Jovens e Adultos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ministro José Américo de Almeida, Areia PB. Cujo objetivo geral se propõe a refletir sobre o Programa Etnomatemática, aplicado ao processo de cubação de terras. Estabelecendo a matemática ativa nas medições de terras. Em relação a parte teórica, apresentaremos alguns conceitos que estudiosos observaram em relação ao programa, entre esses, os conceitos de Ubiratan D’Ambrósio. O desenvolvimento e estudo do tema é importante à qualquer estudante e professor de qualquer área, uma vez que o Programa Etnomatemática, destaca a cumplicidade cultural da matemática presente em outros contextos. Como resultado da nossa pesquisa afirmamos que o programa etnomatemática se adequa ao trabalho com a EJA, em função do grande interesse em que a maioria dos alunos da turma apresentou em desenvolver as atividades propostas, como também em relação aos agricultores entrevistados que declaram viver a matemática no seu dia-a-dia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aníbal de Menezes Maciel | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Programa Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Cubação de terras | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.title | A importância do processo de cubação de terras no cotidiano de agricultores e no ensino de EJA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Vinícius Sales.pdf | PDF - Vinícius Sales | 8.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.