Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1575
Título: Cultura, Paisagem e Território da Feira Camponesa: Uma Análise no Município de Jacaraú
Autor(es): Bernardino, Sharlene da Silva
Palavras-chave: Cultura
Território
Feira camponesa
Data do documento: 14-Ago-2013
Resumo: Este trabalho buscou compreender a relação que se processa entre cultura e paisagem e sua influência na formação dos elementos que permeiam as feiras camponesas tão abundantes no interior do nordeste brasileiro tendo como foco a tradicional feira do município de Jacaraú, a qual está inserida no Vale do Mamanguape e faz parte do Litoral Norte paraibano. Analisou-se a influência que a feira, a qual acontece há cerca de 60 anos no município, ocupa nas dimensões sociais, culturais e econômicas desta comunidade, como também a mutação espacial que o evento da feira provoca na paisagem. Este trabalho é fruto da Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental da UEPB/CH/DGH e se delineou através das inserções em campo intermediadas pela leitura e análise de textos e imagem que apresentam a feira camponesa como um acontecimento único. Assim, diante das pesquisas ficou evidenciado a importância de se analisar a feira enquanto território de troca comercial, manifestação cultural e também de constante mutação paisagística. A feira camponesa é pensada neste contexto enquanto um espaço em que ocorrem trocas comerciais do que é produzido pelos agricultores locais, as quais ganham o espaço no evento que disputa territorialmente com produtos industrializados e também com produtos de outras regiões, já inseridos na lógica do mercado capitalista. Desse modo, a feira camponesa interessa enquanto espaço de diálogos do local com aquilo que é produzido em escala global, a exemplos dos produtos made in china. Ademais, a feira consegue atestar os adereços da cultura rural que ainda aparecem no cenário latu e stricto das feiras nordestinas.
Descrição: BERNARDINO, S. da. S. Cultura, Paisagem e Território da Feira Camponesa: Uma Análise no Município de Jacaraú. 2010. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1575
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sharlene da Silva Bernardino.PDFSharlene da Silva Bernardino2.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.