Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15753
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Aline Alves-
dc.date.accessioned2018-03-14T15:27:03Z-
dc.date.available2018-03-14T15:27:03Z-
dc.date.issued2017-12-04-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15753-
dc.descriptionALMEIDA, A. A. Sob o peso do gênero: análise da (in)visibilidade das mulheres da Física no livro didático do ensino médio. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.pt_BR
dc.description.abstractÉ inegável, mesmo nos dias de hoje, que quando se trata das mulheres na produção de saberes há uma diminuição da relevância de suas contribuições, especialmente no que se refere ao campo científico no qual é detectado um largo protagonismo masculino. Devido à ausência de discussões nas aulas do ensino básico sobre o impacto das mulheres na produção científica, o presente trabalho tem como objetivo analisar a presença ou ausência das mulheres cientistas nos livros didáticos de Física do Ensino Médio e como objetivos específicos investigar a participação feminina por meio de iconografias, menções e citações de mulheres cientistas nos livros didáticos de Física do Ensino Médio; Identificar quantitativamente e qualitativamente a presença ou ausência das mulheres da Física nos livros didáticos e compreender como a presença ou ausência das mulheres no livro didático afeta o processo pedagógico de reconhecimento da participação feminina nas ciências e as formas que tais assuntos se apresentam no cotidiano escolar, questões essas que tratam não apenas de gênero, mas também de aspectos socioculturais importantes para o desenvolvimento da atual sociedade, de forma a oferecer visibilidade às tantas mulheres que travaram lutas, venceram estereótipos, mas tiveram suas marcas apagadas pelo martelo patriarcal, desta forma romper com a invisibilidade das mulheres que contribuíram para a ciência. Essa pesquisa é de cunho qualitativo e analisou os livros didáticos de Física utilizados em duas escolas de Ensino Médio da cidade de Patos – PB. Esse estudo evidenciou o silenciamento/omissão da contribuição feminina nas ciências, na escola e no livro didático de Físicapt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Nádia Farias dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.titleSob o peso do gênero: análise da (in)visibilidade das mulheres da Física no livro didático do ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Alves Almeida.pdf8.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.