Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1576
Título: Turismo e paisagem no litoral norte da Paraíba
Autor(es): Santos, Rebeka Amaro dos
Palavras-chave: Turismo
Impactos ambientais
Paisagem
Data do documento: 14-Ago-2013
Resumo: O impulso dado ao turismo nas últimas décadas do século XX ocorreu em função da globalização, que interligou economias e pessoas em todo o mundo. A vida nas grandes cidades tornou-se mais estressante e competitiva. Daí a crescente procura por novas paisagens por parte dessas pessoas, a fim de relaxar e fugir da vida conturbada que levam, mesmo que temporariamente. A análise da literatura permite caracterizar o turismo como a “indústria” que mais cresce em termos de contribuição econômica global, superando a agropecuária, a indústria de transformação, a microeletrônica e a computação, perdendo apenas para a indústria automobilística. Partindo desse dado, apresentamos como objetivo principal a discussão acerca das transformações na paisagem litorânea no município da Baía da Traição – PB, a partir da análise das diversas formas de organização e utilização do solo pela atividade turística. A metodologia utilizada compreendeu: pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados estatísticos, pesquisa de campo com realização de entrevistas e fotografias. A análise dos dados obtidos na pesquisa de campo permitiu chegar aos seguintes resultados: a) A Baía da Traição recebe turistas o ano todo, porém o grande fluxo verifica-se no período do veraneio, que se estende de dezembro até o carnaval; b) A maior parte dos turistas é originária de João Pessoa, seguidos dos que residem em Campina Grande e Guarabira; c) O principal motivo apontado para a realização das viagens é a “fuga da rotina/lazer e entretenimento”, o que confirma essa tendência dos turistas procurarem novas paisagens com o objetivo de fugir da vida agitada nos centros urbanos; d) No que se refere ao gasto médio per capita, os turistas chegam a desembolsar cerca de R$ 89,34 diariamente; e) Em relação à hospedagem utilizada, a grande maioria possui residência própria no local; f) Em geral, a população local e os turistas concordam a respeito dos benefícios proporcionados pelo turismo ao gerar emprego e renda. No entanto, uma pequena parcela destes, ressaltou as inúmeras conseqüências da prática turística desprovida de uma política sustentável; g) O referido município não recebe um número maior de turistas devido a falta de infra-estrutura adequada, pois os principais serviços prestados receberem dos turistas notas abaixo de sete. Indicamos, nesse sentido, que essa atividade é concebida por muitos segmentos sociais como a principal alavanca do desenvolvimento econômico para a região. Contudo, constitui o principal vetor das transformações de suas paisagens devido à falta de planejamento, resultando em inúmeros impactos sócio-ambientais.
Descrição: SANTOS, R. A. dos. Turismo e paisagem no litoral norte da Paraíba. 2010. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1576
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rebeka Amaro dos Santos.pdfRebeka Amaro dos Santos1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.