Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1577
Título: Projeto Pacto Novo Cariri: uma abordagem geográfica acerca das mulheres rendeiras no Cariri paraibano
Autor(es): Ferreira, Rafael de Farias
Palavras-chave: Território
Desenvolvimento local
Mulher rendeira
Data do documento: 14-Ago-2013
Resumo: As profundas transformações do capitalismo neste início de século têm levantado inúmeros debates sobre o tema do desenvolvimento econômico e seus efeitos sobre Estados Nacionais, empresas e trabalhadores. Nessa perspectiva, este trabalho procurou analisar o modelo de desenvolvimento regional, chamado de Pacto Novo Cariri, mais precisamente em torno do Projeto Renda Renascença do Cariri Paraibano, que fomentava cinco associações comunitárias de mulheres rendeiras. O estudo constatou que o local é reafirmado como espaço de reprodução do sistema econômico, de acordo com as exigências da globalização, buscando responder às novas demandas de eficiência e eficácia do sistema produtivo. Através da pesquisa documental e bibliográfica, buscou-se subsídios para responder ao seguinte questionamento: o projeto incorporou idéias de reverter o quadro da pobreza presente na região através da recuperação dos setores produtivos, gerando emprego e renda, ou se desenvolveu uma política local assistencialista dos segmentos socioeconômicos marginalizados? Utilizando a pesquisa participativa, na qual o pesquisador mergulha na realidade local, identificou-se que por trás da dinâmica de desenvolvimento estabelecida pelas instituições parceiras, existe um processo bem acentuado de alienação que ajuda a promover uma política assistencialista que quebra a autonomia das famílias envolvidas, realizando um controle sutil e comprometendo a sustentabilidade de todos os empreendimentos. O estudo revelou também que o projeto não obteve o sucesso esperado, pelo contrário, o mesmo ampliou um espaço de reprodução da exploração econômica e da desigualdade social.
Descrição: FERREIRA, R. de. F. Projeto Pacto Novo Cariri: uma abordagem geográfica acerca das mulheres rendeiras no Cariri Paraibano. 2010. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1577
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael de Farias Ferreira.pdfRafael de Farias Ferreira3.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.