Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Luciana Cordeiro da-
dc.date.accessioned2018-03-15T16:15:14Z-
dc.date.available2018-03-15T16:15:14Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.issnCDD 808.066-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15793-
dc.descriptionSILVA, L. C. Os argumentos e as marcas de autoria em redações da UOL: preparando para o ENEM. 2018. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem se mostrado cada vez mais relevante no contexto atual, tendo em vista que esse exame se transformou na principal forma de ingressar no ensino superior. Nesse contexto, nos deparamos com a plataforma de correção de redações da UOL, a qual vem se colocando como um elemento importante para que o candidato estude e treine o texto dissertativo - argumentativo de acordo com as competências do ENEM. Dentre elas, ressaltamos a competência III, a qual avalia o nível da argumentação e da autoria do candidato a esse exame. Considerando tais informações, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar como a competência III da matriz de referência de redação do ENEM é apresentada em algumas redações que obtiveram nível insatisfatório, equivalente a (0,0 ponto), regular (1,0 ponto) e bom (1,5 ponto) do banco de redações da UOL. Assim, nosso intuito foi verificar quais estratégias de argumentação são utilizadas para configurar autoria em um texto dissertativo-argumentativo nos moldes do que propõe o ENEM, tendo em vista que nosso trabalho se insere na área da linguística aplicada. Como objetivos específicos, temos: descrever como o sujeito escritor relaciona sua opinião com o tema da redação, e analisar argumentação, bem como a competência da autoria na escrita do texto dissertativo- argumentativo para o banco de redações da UOL, verificando os fatores que as levaram a receber determinada nota. Tendo consciência de que a dissertação argumentativa é um gênero textual e que alunos do ensino médio se encontram em fase preparatória para a realização do ENEM, como única oportunidade de ingresso no ensino superior, percebemos a ênfase que é dada às produções textuais em sala de aula, em cursinhos pré-vestibulares, etc. Por essa razão, o corpus de nossa pesquisa, inserida no paradigma qualitativo e de caráter documental, foi retirado da plataforma da UOL, em que o aluno alcança uma maior preparação em suas produções através do envio de textos para correção. Para a realização de tal estudo, estabelecemos como base teórica as noções o seu nível de desempenho em relação ao desenvolvimento de sua dos conceitos de contextualização do ENEM (XAVIER, 2013; LINO DE ARAÚJO, 2014, 2016, PDE 2008, MANUAL DO ENEM 2015, 2016; FERREIRA, 2015); gêneros textuais argumentativa como um gênero do meio escolar (BUNZEN, 2006, PILAR, 2002, SOUZA, 2003); dissertação (GUIA DO ENEM, 2013, LINO DE ARAÚJO, 2016, MANUAL DO ENEM, 2017, FIORIN, 2007, e indícios de autoria (POSSENTI, 2002, LINO DE ARAÚJO, 2016, KOCH, 2011, FIORIN, 2007). Sabendo que a capacidade de produção de textos não acontece de forma rápida, percebemos que, apesar de alguns textos apresentarem indícios ou configurarem autoria, na apresentação de argumentos consistentes, há ainda uma enorme carência no desenvolvimento de uma boa argumentação e no nível de autoria. Esses fatores contribuem e muito não só na nota final da prova de redação do ENEM, por exemplo, mas, também, para o próprio desenvolvimento do senso crítico reflexivo do aluno.pt_BR
dc.description.sponsorshipLarissa Gabrielle Lucena Marquespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectRedação escolarpt_BR
dc.subjectTexto dissertativo-argumentativopt_BR
dc.titleOs argumentos e as marcas de autoria em redações da UOL: preparando para o ENEMpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana Cordeiro da Silva.pdfPDF - Luciana Cordeiro da Silva28.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.