Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15797
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paula, Elonílio José Andrade de | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-15T18:03:51Z | - |
dc.date.available | 2018-03-15T18:03:51Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 910 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15797 | - |
dc.description | PAULA, E. J. A. de. Estágio supervisionado: uma vivência na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ivan Bichara Sobreira. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe uma reflexão acerca da experiência obtida através do estágio supervisionado, produzido a partir de levantamento bibliográfico e da vivência nas aulas de Geografia do ensino fundamental, na turma do 7º ano, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ivan Bichara Sobreira, localizada no município de Lagoa de Dentro – PB. O objetivo deste artigo é discutir e refletir sobre a importância do Estágio Supervisionado para a formação docente. Como também averiguar se a inserção de instrumentos tecnológicos pode vir a ser aliada para um processo de ensino aprendizagem inovador e eficaz. Trazemos como suporte teórico, dentre outros, os seguintes autores: ANTUNES (2010), KIMURA (2008), RIOS e MENDES (2009), PIMENTA (2011), MACHADO (2002), CAVALCANTE (2009), SCALABRIN e MOLINARI (2013) os quais indagam diretamente com as questões que permeiam o tema aqui abordado. De início foi necessário fazer um levantamento sobre a estrutura física e pedagógica da instituição estudada. Logo após, foram feitas observações em sala de aula para conhecer o campo de atuação. Assim, por fim, foi elaborado o planejamento das aulas junto ao professor regente e consequentemente foram feitas as regências. Momentos importantes que nos fizeram compreender a real carência do ensino de geografia na escola. Como também, nos fizeram analisar, como estão sendo empregadas as metodologias em sala de aula. Assim, propor que novos recursos didáticos e tecnológicos fossem inseridos no cotidiano escolar para que torna-se as aulas mais dinâmicas, incentivando a participação dos alunos e tendo como resultados uma melhor assimilação dos conteúdos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Cléoma Maria Toscano Henriques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos tecnológicos | pt_BR |
dc.title | Estágio supervisionado: uma vivência na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ivan Bichara Sobreira | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elonílio José Andrade de Paula.pdf | PDF - Elonílio José Andrade de Paula | 6.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.