Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15803
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosário, Renato Pereira Padilha do-
dc.date.accessioned2018-03-15T18:11:04Z-
dc.date.available2018-03-15T18:11:04Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15803-
dc.descriptionROSÁRIO, R. P. P. do. Um olhar geográfico sobre a epidemia da dengue a partir da pedagogia de projetos - experiência de ensino médio em Tacima/PB. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO estágio supervisionado obrigatório nas licenciaturas é a oportunidade do estudante poder exercitar a atividade profissional que o espera. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa foi fazer um estudo sobre a epidemia da Dengue, Zica e Chicungunha, a partir da Pedagogia de Projetos em Geografia, tendo a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Tercílio Teixeira da Cruz (EEEFMTTC), em Tacima/PB, como espaço escolar da citada prática. A atividade foi iniciada com a elaboração do projeto temático, durante o período de março a abril de 2016. Em seguida, foi realizada a fase de Regência, com a participação de cinco estagiários que se revezaram nas apresentações do projeto de ensino com a temática UM OLHAR GEOGRAFÍCO SOBRE A “DENGUE” (Aedes eegypti). O objetivo foi orientar os discentes sobre a origem e proliferação de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes eegypti, bem como, fazer leituras de mapas e de gráficos estatísticos para proporcionar uma maior compreensão da problemática e seus agravantes no Brasil e suas regiões, enfatizando a região nordeste. Os resultados obtidos nesse trabalho foram satisfatórios, dada a participação do alunado nas atividades, que contribuíram, de maneira para o desenvolvimento de diversas concepções, opiniões, ações e práticas relacionadas à Geografia do meio, vivenciadas pelos discentes. É importante destacar que o contato direto do estagiário com o espaço escolar é fundamental, porque é nele que o futuro professor irá vivenciar e enfrentar os seus desafios, procurando se tornar melhor qualificado na docência.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luciene Vieira de Arrudapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPráticas de projetospt_BR
dc.titleUm olhar geográfico sobre a epidemia da dengue a partir da pedagogia de projetos - experiência de ensino médio em Tacima/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renato Pereira Padilha do Rosário.pdfPDF - Renato Pereira Padilha do Rosário6.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.