Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15827
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Michelle Marques de | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-16T20:12:23Z | - |
dc.date.available | 2018-03-16T20:12:23Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 150.195 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15827 | - |
dc.description | ALMEIDA, M. M. de. Conexões da arte, educação e Psicologia. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda conexões da Arte, Educação e Psicologia, mostrando conceitos e históricos da arte como conhecimento, da arte no contexto da educação e a arte na conjuntura da Psicologia. Objetivo mostrar a relevância da arte na formação educacional escolar formal, desde o ensino básico formal a ensino superior, em especial a formação inicial em Psicologia. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, no qual foi evidenciado os teóricos da epistemologia da arte, psicologia e educação, com enfoque nos conhecimentos da Filosofia, Psicologia, Psiquiatria, Psicanálise, Pedagogia e Arte-terapia. O enfoque foi nos clássicos: Sigmund Freud, Carl Gustav Jung, Lev Vygotsky, Jean William Fritz, Piaget, Nise da Silveira, dentre outros nomes importantes no contexto da Arte, Educação e Psicologia. Concluiu-se que a arte, como conhecimento, além de construir benefícios no que tange à educação, seja no contexto da educação formal como na graduação em Psicologia como tema transversal, como também mostra o quanto pode ser útil no exercício da profissão do Psicólogo dando entendimento e contribuindo de várias maneiras, principalmente no que tange à subjetividade do ser humano. A Arte como forma de linguagem se expressa de várias formas, dentre essas, proferem saberes que abrangem práticas criativas, de produção, de construção, de exteriorização e reflexão, manifestando expressões de sensibilidade, intuição, de pensamento, de emoções e subjetividades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Laércia Maria Bertulino de Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Arte-terapia | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.title | Conexões da arte, educação e psicologia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Michelle Marques de Almeida.pdf | PDF - Michelle Marques de Almeida | 5.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.