Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15828
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Joelma Patrícia Pereira-
dc.date.accessioned2018-03-16T20:12:34Z-
dc.date.available2018-03-16T20:12:34Z-
dc.date.issued2017-11-28-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15828-
dc.descriptionALVES, J. P. P. Mapeamento das pesquisas realizadas pelos futuros professores de Matemática: Ênfase nas tecnologias da informação e comunicação. 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA nossa sociedade passa por momentos de transformações. Estas mudanças ocorrem devido as novas tecnologias de informação e comunicação que aos poucos, vão se interligando as atividades educativas. O presente estudo, foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, no qual teve como objetivo geral investigar as monografias dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UEPB, sobre a utilização dos recursos tecnológicos em aulas de Matemática. A pesquisa assume uma forma descritiva, valorizando aspectos sobre a formação inicial dos professores, em uma abordagem qualitativa. Os principais teóricos são Sancho (2006), Ponte (2000) e Lévy (1999), no qual subsidiaram a análise das 8 (oito) monografias, disponibilizados no site da instituição, das quais cinco teve como recurso a calculadora, duas teve como recurso softwares e uma teve como recurso vídeos, que se tratavam de pesquisas no Ensino Fundamental. Para auxiliar na análise foram formuladas perguntas que encaminharam o processo de análise. Os conteúdos de matemática presentes nas monografias analisadas com a utilização dos recursos tecnológicos foram: Números Inteiros, Função Afim, as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação, divisão), Geometria (Teorema de Tales, Teorema de Pitágoras), Relações Trigonométricas, Equações do Segundo Grau e Média Aritmética. Logo maioria contemplou o bloco de conteúdos Números e Operações, faltando mais trabalhos com os demais blocos. De modo geral ocorreram intervenções positivas com o uso das tecnologias, que estimularam o lado cognitivo dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria José Neves de Amorim Mourapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicação - TICpt_BR
dc.subjectFormação Inicial de Professorespt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.titleMapeamento das pesquisas realizadas pelos futuros professores de Matemática: Ênfase nas tecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joelma Patrícia Pereira Alves.pdfPDF - Joelma Patrícia Pereira Alves13.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.