Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeitosa, Maria Ariadny Moreira-
dc.date.accessioned2013-08-14T16:07:05Z-
dc.date.available2013-08-14T16:07:05Z-
dc.date.issued2013-08-14-
dc.identifier.otherCDD 333.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1582-
dc.descriptionFEITOSA, M. A. M. Horta: uma práxis numa vivência de educação e sustentabilidade ambiental.2010. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.pt_BR
dc.description.abstractNa contemporaneidade, faz-se necessário a vivência do cidadão comprometido com o êxito da vida no planeta Terra, respeitando o direito de viver das gerações futuras. Assim, orientados pela linha de pesquisa: Educação e cidadania, usufruindo de uma das categorias de análise geográfica, o lugar, é o “espaço” deste nosso trabalho. Em sua nova visão, o lugar ganha uma abrangência de significado deixando de ser compreendido apenas como um espaço produzido, ao longo de um determinado tempo, pela natureza e pelo homem, para ser visto como uma construção única, singular, carregada de simbolismo e que agrega idéias e sentidos produzidos por aqueles que o habitam (SUERTEGARAY, 2001). A pesquisa tem como objetivo apresentar a horta como ferramenta eficaz para o ensino e aprendizagem a cerca do espaço geográfico na concepção ambientalista, tendo em vista o desenvolvimento de uma postura de sustentabilidade local dos sujeitos envolvidos da comunidade escolar Artur Dias Ferreira, localizada na zona rural, Umari, município de Serra de São Bento - RN. Queremos através desta, mostrar que para o êxito educacional com uma postura de sustentabilidade é preciso adaptar a realidade local com os conteúdos de sala de aula. Para realização deste trabalho, usufruímos também da metodologia de analise bibliográfica e documental. Neste sentido, o presente trabalho está fundamentado à luz da LDB, PCN, PNEA, RCNEI, Boff (2004), Capra (2003), Freire (2006), Morin (2001), Gadotti (2000), Gutiérrez (2008), Feitosa (2008), Vygotsky (1993), dentre outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Severino dos Ramos Alves da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSustentabilidade ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectHortapt_BR
dc.titleHorta: uma práxis numa vivência de educação e sustentabilidade ambientalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Ariadny Moreira Feitosa.PDFMaria Ariadny Moreira Feitosa1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.