Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1583
Título: Processo de Urbanização e deposição dos Resíduos Sólidos do Município de Caiçara - PB
Autor(es): Oliveira, José Marcos Tavares de
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Políticas públicas
Lixo
Data do documento: 14-Ago-2013
Resumo: O estudo aborda uma análise da problemática do lixo no município de Caiçara-PB, considerando o processo de urbanização no período compreendido entre 1970 a 2007. O espaço geográfico vem passando por profundas transformações, a exemplo do processo de urbanização brasileira que a partir de 1970 houve uma transição que se deu de forma predatória e desigual. A industrialização, o modelo de desenvolvimento capitalista, baseado no consumo em larga escala gerou conseqüências como a aumento na geração de diversos tipos de resíduos sólidos sem nenhum controle ou preocupação com o ambiente, aumentando os problemas ambientais. Assim, a problemática do lixo passa a fazer parte do discurso do desenvolvimento sustentável que foi sendo legitimado, oficializado e difundido amplamente com base na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. A partir de 1991 houve um aumento populacional da zona urbana em Caiçara-PB, consequentemente houve o decréscimo da população rural, este processo trouxe o aumento da produção dos resíduos sólidos, que é depositado no lixo a céu aberto, sendo mal armazenado e resulta em diversos problemas ambientais e sociais neste município. A pesquisa estruturou-se em levantamento bibliográfico, iconografias e entrevistas orais e escritas com os catadores de lixo. Como aporte teórico-metodológico foram utilizados autores que discutem a questão ambiental e a problemática do lixo na Geografia e Ciências afins como SCARLATO & PONTIM(1992), MATOS (2009), e LEFF (2001). Além de autores como SANTOS (2005), GONÇALVES (2006) e MENDONÇA (2005), quando discutem o processo de separação da sociedade-natureza. No município de Caiçara-PB, o lixo possui uma destinação inadequada, geralmente encontrado a céu aberto, no leito do Rio Curimataú, e demais áreas impróprias. Considerando o exposto, observa-se que se faz necessária uma política pública para o gerenciamento desses recursos sólidos que minimizem os impactos ambientais causados ao ambiente.
Descrição: OLIVEIRA, J. M. T. de. Processo de Urbanização e deposição dos Resíduos Sólidos do Município de Caiçara - PB. 2010. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1583
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Marcos Tavares de Oliveira.pdfJosé Marcos Tavares de Oliveira2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.