Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1584
Título: Geoprocessamento aplicado ao cadastro urbano como subsídio ao planejamento Municipal de João Pessoa – PB
Autor(es): Lima, Josilene Pereira
Palavras-chave: Geoprocessamento
Área urbana
Mapas cadastrais
Data do documento: 14-Ago-2013
Resumo: O meio urbano passa por constantes modificações, por isso torna-se importante o conhecimento e mapeamento dos diversos elementos que atuam na modelagem do espaço. A dinâmica das cidades requer a realização de planejamento buscando ordenar e gerir os espaços e identificar as áreas passíveis de intervenção. Com o desenvolvimento das ferramentas do geoprocessamento está sendo possível realizar análises integradas de diversos dados envolvendo variáveis e fornecendo informações que sirvam de subsídio para a tomada de decisão referente ao espaço urbano. Este trabalho tem a finalidade de mostrar a importância do geoprocessamento na confecção de mapas cadastrais digitais visando auxiliar na obtenção sistemática de dados e análises da rede urbana e que serviam de subsídios nas políticas de planejamento municipal. A área de estudo para o desenvolvimento deste trabalho foi o município de João Pessoa e teve como metodologia o levantamento de informações pré-existentes, relatos dos funcionários antigos e documentos internos referentes ao início da estruturação do setor de geoprocessamento e cadastro da secretaria de planejamento da Prefeitura Municipal. A partir da elaboração dos mapas cadastrais digitais os gestores públicos terão a oportunidade de obter informações confiáveis e atualizadas da área municipal contribuindo para a gestão e desenvolvimento urbano sustentável.
Descrição: LIMA, J. P. Geoprocessamento aplicado ao cadastro urbano como subsídio ao planejamento Municipal de João Pessoa – PB. 2010. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1584
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josilene Pereira Lima parte 1.PDFJosilene Pereira Lima parte 11.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Josilene Pereira Lima parte 2.pdfJosilene Pereira Lima parte 22.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Josilene Pereira Lima parte 3.pdfJosilene Pereira Lima parte 31.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.