Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1585
Título: Dinâmica da produção agropecuária no Sítio Canoas, Araçagi - PB
Autor(es): Maximino, José Eduardo Benício
Palavras-chave: Agricultura
Produção agropecuária
Dinâmica do espaço
Data do documento: 14-Ago-2013
Resumo: Com os avanços do agronegócio os pequenos agricultores e pecuaristas, por não disporem de recursos financeiros, praticam uma agricultura voltada para o próprio consumo, geralmente não sobrando nada ou quase nada para ser comercializado. O objetivo desse trabalho é analisar a dinâmica da produção agropecuária no Sitio Canoas, Araçagi/PB, uma área ocupada por 38 famílias, mas que pertence a 26 proprietários. Foram entrevistados 24 deles, o equivalente a 60% do universo da pesquisa, para levantar o número de proprietários, a produção agrícola e a produção pecuária. A pesquisa mostrou que os pequenos agricultores vêm praticando uma agricultura familiar de subsistência, e para complementar sua renda vendem sua força de trabalho, trabalhando alugado aos médios proprietários que plantam abacaxi, eles também recebem assistência do Governo Federal. Observou-se que a pequena produção está voltada para o cultivo do feijão, milho, mandioca e inhame que são utilizados para o consumo próprio; e a grande produção se baseia no cultivo do abacaxi e na criação de gado. A pequena produção é praticada pelos pequenos proprietários, e sua área de cultivo corresponde a 7,3%, a grande produção se baseia no plantio do abacaxi que ocupa uma área de 7,95%, a pastagem ocupa a maior parte com 61,39%, as matas ocupam apenas 1,89% o restante da área 21,47% está em pousio. A produção do abacaxi é maior que toda a pequena produção, e sendo que apenas seis proprietários o cultivam. O pasto tem a maior área, pois tem proprietário que destina toda a sua propriedade ao seu cultivo. O sitio Canoas vive essa dinâmica da produção agropecuária, que se dá através da pequena e da média grande produção.
Descrição: MAXIMINO, J. E. B. Dinâmica da produção agropecuária no Sítio Canoas, Araçagi - PB. 2010. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1585
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Eduardo Benicio Maximino.pdfJosé Eduardo Benicio Maximino1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.