Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15852
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Assis, Edilma Couto da Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-19T15:26:11Z | - |
dc.date.available | 2018-03-19T15:26:11Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 910 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15852 | - |
dc.description | ASSIS, E. C. da S. de. Ensino de geografia no ensino fundamental II na E.E. Antônio Pinheiro Bezerril no município de Lagoa D`anta/RN. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda o ensino da Geografia no Ensino Fundamental II, a partir de uma intervenção pedagógica na turma de 6º ano da Escola Estadual Antônio Pinheiro Bezerril, no município de Lagoa D’anta-RN, como amostra de uma realidade local, mas que serve de parâmetro para se entender a realidade nacional. Tem como objetivo central conhecer a realidade do ensino desta disciplina e contribuir para práticas pedagógicas que favoreçam a construção do conhecimento numa perspectiva crítico-reflexiva. Para isso, se fez necessária a observação do contexto escolar, da trajetória dessa disciplina, da formação do professor e do ensino de Geografia praticado nas escolas públicas. Nesse sentido, a justificativa para o presente estudo encontra-se na relevância de se verificar o ensino da disciplina em análise e a necessidade de se apresentar alternativas metodológicas que confrontem o tradicionalismo persistente em suas aulas e a perspectiva de um ensino que considera o aluno sujeito da aprendizagem. Para tanto, o apoio teórico de autores como: Kaercher, (2007), Oliveira (2008), Straforini (2009), entre outros, se mostrou capaz de dialogar com a prática promovida pela intervenção em sala e elucidar dúvidas. A intervenção contou com uma metodologia em que vale destacar a aplicação de questionários, exposição dos temas, discussões e avaliação por meio dos registros dos alunos. A construção do presente estudo seguiu o caminho definido pelo objetivo geral proposto, sendo necessário, além de considerar o conhecimento geral do tema, a leitura bibliográfica citada, observação das aulas e intervenção pedagógica, o que permitiu estabelecer um paralelo entre o material coletado na atividade prática e as anotações do trabalho de interpretação do material bibliográfico de apoio que fundamentaram este trabalho. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental II | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.title | Ensino de geografia no ensino fundamental II na E.E. Antônio Pinheiro Bezerril no município de Lagoa D`anta/RN | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Edilma Couto da Silva de Assis.pdf | PDF - Edilma Couto da Silva de Assis | 5.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.