Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1586
Título: Agroecologia e Planejamento: gestão sustentável dos recursos naturais
Autor(es): Pereira Neto, Jacob Soares
Palavras-chave: Agroecologia
Planejamento agrícola
Sustentabilidade
Recursos naturais
Data do documento: 14-Ago-2013
Resumo: O melhor aproveitamento dos recursos naturais de cada zona ecológica deve estar relacionado à satisfação das necessidades básicas de seus habitantes, garantindo inclusive a longo prazo, através da gestão sustentável desses recursos, o direito de sua utilização pelas gerações futuras. Atualmente, muitos proprietários de terra desenvolvem atividades agropecuárias sem planejamento em suas fazendas ou sítios no estado da Paraíba, geralmente, eles desempenham práticas agrícolas danosas ao meio ambiente. Nesse contexto, esta pesquisa tem o objetivo de discutir possibilidades de planejamento territorial baseados em sistemas agroecológicos de pequenas propriedades rurais, tendo em vista o uso sustentável dos recursos naturais. A metodologia adotada consistiu em um estudo de caso de uma propriedade rural realizado com ferramentas simples de geoprocessamento e entrevistas com o proprietário. Os resultados demonstraram, através dos mapas realizados, que a distribuição espacial da propriedade possui algumas características de produção baseada na agricultura familiar, que não há uma preocupação com a conservação dos recursos naturais e o proprietário não desenvolve as atividades agrícolas voltadas para sistemas agroecológicos. A partir desses resultados foi proposta um manejo para algumas áreas na propriedade e também práticas agroecológicas que possam aumentar o rendimento econômico e a retomada na recuperação dos ecossistemas.
Descrição: PEREIRA NETO, J. S. Agroecologia e Planejamento: gestão sustentável dos recursos naturais. 2010. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1586
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jacob Soares Pereira Neto.PDFJacob Soares Pereira Neto1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.