Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/159
Título: Motivos para não utilização dos serviços de saúde em Campina Grande – PB
Autor(es): Bezerra, Cristianny Francisca Soares
Palavras-chave: Saúde pública
Sistema Único de Saúde
Qualidade no atendimento
Data do documento: 13-Set-2012
Resumo: Os serviços de saúde, organizados sobre a lógica da regionalização e hierarquização da assistência à saúde, são os pontos de referência para o acesso da população aos meios de promoção, proteção e recuperação da saúde nos seus três níveis de atenção. No entanto, apesar dos esforços, percebe-se a existência de barreiras organizacionais no acesso e utilização dos serviços de saúde, traduzidas pelo mau atendimento, filas e demora para a marcação de consultas e exames, que podem se tornar motivos para os usuários dos serviços públicos de saúde desistirem de procurá-los, e buscarem outra forma de obter o acesso à saúde. Na pretensão de verificar os motivos para não utilização, entre os usuários do SUS, do fluxo definido no modelo de hierarquização da assistência para o acesso aos serviços de saúde, no município de Campina Grande – PB realizou-se um estudo de caso coletivo, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista e observação participante e tratados mediante o discurso do sujeito coletivo. Participaram do estudo 37 usuários. A avaliação das variáveis sócio demográficas dos entrevistados mostra que 70,27% encontram-se na faixa etária de 25 a 59 anos, 81,1% são mulheres, 32,43% referiu ter uma renda mensal de um salário mínimo, a maioria possui estado civil casado, 35,13% possuem ensino fundamental incompleto. Foi constatado que o principal motivo para não utilização dos serviços públicos é a demora na marcação de exames e consultas especializados, acarretando em desistência da espera ou à procura por serviço de saúde privado em alguns casos. Além disso, foram mencionados fatores relacionados à insatisfação com aspectos da acessibilidade organizacional como: o acolhimento, o tempo de espera para ser atendido na realização da consulta, o mau atendimento, a falta de medicamentos, a falta de profissionais médicos, as filas de espera para marcação de consultas e atendimento que se iniciam muito cedo, e o sistema de marcação de consultas com dia fixo para a demanda espontânea; os entrevistados evidenciaram, ainda, idéias adotadas como meios para a resolução dos seus problemas de saúde, como a procura pelo serviço de saúde privado em casos de demora na marcação de consultas e exames e em casos de gravidade dos problemas de saúde. Conclui-se que as falhas na organização e distribuição dos serviços podem não apenas limitar a acesso dos usuários aos serviços públicos de saúde, como levá-los a desistirem e desacreditarem dos serviços, havendo uma busca por alternativas de acesso à saúde. Torna-se necessário a qualificação e contratação de recursos humanos, como profissionais especialistas, visando à ampliação da oferta de serviços especializados, assim como uma padronização do atendimento nas UBSF‟s.
Descrição: BEZERRA, C. F. S. Motivos para não utilização dos serviços de saúde em Campina Grande – PB. 2010. 40f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/159
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristianny Francisca Soares Bezerra.pdfCristianny Francisca Soares Bezerra557.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.