Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1590
Título: Avaliação do atendimento ao diabético no distrito sanitário de Galante, em Campina Grande - PB
Autor(es): Viana, Moema de Sousa
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Dislipidemia
Fatores de risco
Data do documento: 14-Ago-2013
Resumo: O Diabetes mellitus é uma doença multifatorial, caracterizada por um conjunto de alterações metabólicas, tendo como marco clínico mais evidente a hiperglicemia. Constitui um problema de saúde pública que cresce vertiginosamente em vários países e resulta em uma alta frequência de complicações agudas e crônicas. Este trabalho teve como objetivo verificar os níveis de controle glicêmico em pessoas portadoras de diabetes tipo 2, atendidos pelo Sistema Único de Saúde do distrito de Galante, em Campina Grande-PB, bem como avaliar os desfechos clínicos e laboratoriais a partir das dosagens de hemograma, creatinina e sumário de urina. Tratou-se de um estudo de coorte transversal, realizado com 29 pacientes portadores de DM2, da zona urbana e rural do distrito de Galante. Observou-se predominância de indivíduos do gênero feminino, com idade entre 30 e 70 anos. Todos os pacientes diabéticos apresentaram dislipidemia (100%), estando sujeitos a um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Foi observada também a existência de uma relação entre o aumento glicêmico e alterações nos valores de creatinina e hemoglobina. Assim sendo, o controle glicêmico é fundamental na qualidade de vida dos pacientes diabéticos.
Descrição: VIANA, M. de S. Avaliação do atendimento ao diabético no distrito sanitário de Galante, em Campina Grande - PB. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1590
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Moema de Sousa Viana.pdfMoema de Sousa Viana530.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.