Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1591
Título: Avaliação da atividade antimicrobiana do extrato de Cucurbita pepo L. sobre Staphylococcus aureus, Pseudomonas aerginosa, Escherichia coli
Autor(es): Farias, Michelle Vanessa Soares de
Palavras-chave: Plantas medicinais
Atividade antimicrobiana
Fitoterapia
Abóbora
Data do documento: 14-Ago-2013
Resumo: Historicamente o termo antimicrobiano foi descrito primariamente com referência as plantas que tinham capacidade de degradar agentes causadores de doenças ou que possuíam capacidade de estimular o sistema imune. Com a ampla utilização dos antimicrobianos convencionais, diversas cepas bacterianas desenvolveram resistência adquirida, ou seja, mudanças que se processaram na sensibilidade dos microrganismos, que de sensíveis tornaram-se resistentes às drogas antimicrobianas. Um dos maiores desafios da comunidade científica tem sido o estudo de medicamentos, que sejam capazes de aumentar o tempo em que os microrganismos levam para adquirir resistência aos princípios ativos, que praticamente não produzam reações adversas e tenham um amplo alcance terapêutico sem prejudicar o hospedeiro, fator preponderante no incentivo a busca por antimicrobianos de ocorrência natural. O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a atividade antimicrobiana dos extratos hidroalcóolicos das folhas, frutos e casca da Cucurbita pepo L. sobre cepas de Staphylococcus aureus (American Type Culture Colection - ATCC 25923), Pseudomonas aeruginosa (ATCC 27853), Escherichia coli (ATCC 25922). Os testes de sensibilidade microbiana aos extratos vegetais foram realizados pela técnica de difusão em disco. Os resultados demonstraram ausência de atividade antimicrobiana frente às cepas testadas visto que não foi observada a formação de halos de inibição crescimento. Sugere-se o desenvolvimento de novas pesquisas utilizando outras metodologias para a real afirmação referente à existência ou não de atividade antimicrobiana, com intuito de assegurar esses resultados.
Descrição: FARIAS, M. V. S. de. Avaliação da atividade antimicrobiana do extrato de Cucurbita pepo L. sobre Staphylococcus aureus, Pseudomonas aerginosa, Escherichia coli. 2012. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1591
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michelle Vanessa Soares de Farias.pdfMichelle Vanessa Soares de Farias482.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.