Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1592
Título: Conhecimento ecológico local dos pescadores sobre a dieta alimentar dos peixes do Açude de Boqueirão – semiárido paraibano
Autor(es): Correia, Danielle Ginuíno
Palavras-chave: Etnoicitiologia
Etnozoologia
Biologia
Data do documento: 14-Ago-2013
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida junto aos pescadores artesanais do açude “Epitácio Pessoa”, popularmente chamado de “açude de Boqueirão”, localizado no semiárido paraibano, utilizado para o abastecimento d’água na região e a pesca artesanal. Os pescadores artesanais são detentores de um conjunto de conhecimentos sobre as relações dos organismos vivos entre si e com o meio ambiente ao seu redor, transmitidos através de gerações.Neste contexto o presente estudo teve como objetivo registrar e avaliar o conhecimento ecológico tradicional e/ou local dos pescadores sobre a dieta e análise estomacal de alguns peixes do reservatório. Para obter as informações necessárias foram utilizados uma combinação de métodos qualitativos (conversas livres, semiestruturadas, estruturadas, bola de neve) e quantitativos (identificação dos itens alimentares de cada amostra e grau de repleção estomacal) utilizado para estabelecer a atividade alimentar das espécies analisadas. Os peixes estudados foram doados pelos pescadores, mantidos em freezer e conduzidos para análise laboratorial. Os resultados obtidos mostraram que os pescadores entrevistados (n=32) possuem um conhecimento bastante detalhado em relação a dieta alimentar dos peixes estudados, identificando várias categorias alimentares. Por meio dessas categorias foi possível identificar e classificar os peixes em generalistas e especialistas, construir fragmento da teia alimentar de Cichla ocellaris. Quanto,ao conteúdo estomacal das espécies analisadas, obteve uma concordância bastante alta (90%), quando comparada com as informações fornecidas pelos pescadores. Os dados obtidos mostraram que este conhecimento pode ser utilizado de várias maneiras, estabelecendo uma política pesqueira participativa, tomadas de decisões, conservação da ictiofauna e da cultura local.
Descrição: CORREIA, D. G. Conhecimento ecológico local dos pescadores sobre a dieta alimentar dos peixes do Açude de Boqueirão – semiárido paraibano. 2012. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1592
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Ginuíno Correia.pdfPDF - Danielle Ginuíno Correia955.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.