Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1593
Título: Ensaios analíticos para pesquisa de Alprazolam em urina de pacientes intoxicados
Autor(es): Costa, Monalisa Maciel
Palavras-chave: Intoxicação
Medicamento
Cromatografia
Espectroscopia
Data do documento: 14-Ago-2013
Resumo: Os medicamentos se apresentam como o principal agente tóxico responsável pelos casos de intoxicações humanas, constituindo, portanto, um grande desafio para os que trabalham com a Saúde Pública. Todavia, a ausência de um serviço especializado de análises toxicológicas dificulta um diagnóstico mais preciso dos casos. As técnicas cromatográficas e espectrofotométricas podem auxiliar na confirmação do diagnóstico. A Cromatografia em Camada Delgada Comparativa (CCDC) é uma técnica de separação simples, de baixo custo e de boa sensibilidade. A identificação do fármaco pode ser alcançada tanto quantitativamente como qualitativamente através da Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR). Esta pesquisa teve como proposta avaliar duas técnicas para identificação de Alprazolam em urina de pacientes com exposição toxica por medicamentos, avaliando a seletividade, exatidão, limite de detecção, limite de quantificação e robustez nas técnicas cromatográficas. O método foi otimizado, validado e aplicado de acordo com a Resolução RDC n° 899 de 29 de maio de 2003. O ensaio utilizou placas cromatográficas de Sílica Gel G-60, eluição em clorofórmio-metanol 9:1(v/v) e como agente cromogênico, o Reativo de Dragendorff. A presença do fármaco foi confirmada por analises no FTIR. O método mostrou-se seletivo, nas condições cromatográficas estabelecidas, apresentando Limite de Quantificação e Detecção de 200μg/ml e 100μg/ml respectivamente. Dentre as amostras dos pacientes intoxicados por medicamentos, não se obtive resultados positivo para o Alprazolam. As análises no FTIR mostraram que o fármaco não sofreu degradação no processo de extração. O método demonstrou atender aos requisitos de boas práticas exigidos pela RDC n° 899 de 29 de maio de 2003, sendo sensível e exato.
Descrição: COSTA, M. M. Ensaios analíticos para pesquisa de Alprazolam em urina de pacientes intoxicados. 2012. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1593
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Monalisa Maciel Costa.pdfMonalisa Maciel Costa687.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.