Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1594
Título: Estudo bibliométrico sobre violência intrafamiliar no Brasil, 2000-2010
Autor(es): Nascimento, Luiz Francisco do
Palavras-chave: Bibliometria
Violência intrafamiliar
Violência familiar
Data do documento: 14-Ago-2013
Resumo: Com o objetivo de realizar um estudo bibliométrico sobre violência intrafamiliar pesquisamos no período de 2000 a 2010 na base de dados SciELO - Scientific Electronic Library Online e encontramos 114 artigos. Violência Intrafamiliar é definida como toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família incluindo pessoas que passam a assumir função parenteral, ainda que sem laços de consangüinidade e que esteja em poder da outra pessoa. O objetivo deste estudo foi realizar a bibliometria da produção científica sobre à violência intrafamiliar no Brasil publicada na base de dados SciELO - Scientific Electronic Library Online durante o período de 2000 a. Para tanto realizamos pesquisa em 114 artigos publicados em língua portuguesa e disponíveis na Rede Mundial de Computadores (internet), onde utilizamos como critério para seleção de palavras-chave e classificação dos periódicos as seguintes tipologias de violência classificadas por Azevedo e Guerra (2002) apud Pimentel e Araujo (2006): violência física, violência sexual, violência psicológica, sendo que essas foram por nós complementadas com violência de gênero. Destarte, o agrupamento, categorização e análise bibliométrica atendeu nosso objetivo demonstrando que dentre as categorias de violência intrafamiliar as que prevalecem são violência física, violência sexual e violência de gênero.
Descrição: NASCIMENTO, L. F. do. Estudo bibliométrico sobre violência intrafamiliar no Brasil, 2000-2010. 2011. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1594
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Francisco do Nascimento.pdfPDF - Luiz Francisco do Nascimento943.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.