Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1598
Título: Agroecologia e campesinato: territorialidades em Boa Viagem, Recife – PE
Autor(es): Cunha, Antonielle Pinheiro da
Palavras-chave: Agroecologia
Agricultura convencional
Território
Data do documento: 16-Ago-2013
Resumo: O presente trabalho é resultado da pesquisa monográfica do curso de Especialização em Geografia e Território, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Tem o objetivo de analisar o processo de transição agroecológica dos agricultores que comercializam seus produtos na feira agroecológica no bairro de Boa Viagem, no Recife, Pernambuco. Ao longo da análise, partimos de alguns questionamentos, a exemplo da percepção dos agricultores como produtores do espaço agrário e de distintas territorialidades. Através de pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas, são abordadas as questões sobre território e as práticas e discursos da agricultura convencional e da agroecologia. Além desse aparato metodológico, partimos do ponto de vista teórico das reflexões realizadas por Altieri (2001), Gliessman (2005), ao discutirem a agroecologia, bem como Souza (2005) e Santos (2005) a respeito do conceito de território, além de Morin (2007) e Leff (2001) quando tratam sobre a ciência e diferentes saberes. Nos resultados a maioria dos agricultores demonstra que apesar das dificuldades inerentes ao processo de transição, a melhoria de qualidade de vida e do nível de renda de suas famílias foi significativa. Destaca-se a necessidade de reflexões geográficas sobre estes processos no meio rural e urbano.
Descrição: CUNHA, A. P. da. Agroecologia e campesinato: territorialidades em Boa Viagem, Recife – PE. 2010. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1598
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonielle Pinheiro da Cunha.PDFAntonielle Pinheiro da Cunha2.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.