Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/160
Título: Violência sexual entre homens e mulheres: estudo realizado no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal - NUMOL do município de Campina Grande-PB
Autor(es): Araújo, Francisco Kleiton Carvalho Dantas de
Palavras-chave: Violência sexual
Estupro
Epidemiologia
Perícia Odontológica
Data do documento: 13-Set-2012
Resumo: Conceituar violência é uma tarefa difícil em virtude da sua magnitude, transcendência, complexidade e capacidade de se perpetuar, com novos recortes, no tempo e espaço. Dentre as varias possibilidades de manifestação da violência encontra-se a violência sexual, considerada como qualquer forma de atividade sexual não consentida e, geralmente, obtida com o uso da força ou intimidação da vítima. O objetivo desta pesquisa foi caracterizar as pessoas submetidas ao exame de Atentado Violento ao Pudor. Trata-se de uma pesquisa epidemiológica do tipo transversal com dados secundários que teve como população alvo homens e mulheres, de qualquer faixa etária, submetidas ao exame de Atentado Violento ao Pudor atendidas no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (NUMOL) de Campina Grande-PB, entre os anos de 2005 a 2009. O instrumento de coleta de dados se tratou de um formulário elaborado com base nas informações existentes nos laudos de AVP. Segundo os dados coletados as faixas etárias mais acometidas foram de pessoas com até 9 anos de idade (40,9%) e de 10 a 19 anos com o mesmo percentual (40,9%), ou seja 81,8% eram menores de 20 anos. O sexo masculino foi o mais acometido (62%). A maior parte das vítimas era solteiro (71,5%) e de baixa escolaridade. Sobre o agressor, constatou-se que era uma pessoa conhecida (64,2%) e a agressão ocorreu com único agressor (56,9%). O crime de estupro foi confirmado em 35% dos casos. Em 2,2% dos casos foi necessário a realização de exames médico-legais (DNA) para confirmação da violência sexual. Embora haja limitações, estudos deste tipo são valiosos não só para reconhecer as características das vítimas de violência sexual, mas também para contribuir com a construção do conhecimento acerca de um tema extremamente complexo que envolve questões culturais, sociais, temporais e individuais.
Descrição: ARAÚJO, F. K. C. D. de. Violência sexual entre homens e mulheres: estudo realizado no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal – NUMOL do Município de Campina Grande – PB. 2010. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/160
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Kleiton Carvalho Dantas de Araujo.pdfFrancisco Kleiton Carvalho Dantas de Araújo336.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.