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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16011
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Romão, Patrícia Núbia Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-03T16:42:04Z | - |
dc.date.available | 2018-04-03T16:42:04Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-15 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16011 | - |
dc.description | ROMÃO, P. N. F. Matemática financeira no Ensino Médio: uma análise bibliográfica de como esse conteúdo está disposto no livro didático . 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho é uma pesquisa bibliográfica referente a um trabalho monográfico para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VI, Monteiro, PB. A pesquisa em questão tem como objetivo analisar como está disposto o conteúdo Matemática Financeira em três coleções de livros didáticos consideradas. Para fundamentar nosso trabalho, tomamos como referencial teórico os trabalhos de Costa e Lima (2010) e Queiroz e Barbosa (2016), que tratam da frequência do uso do livro didático em sala de aula e da importância da Matemática Financeira para a sociedade em geral. Também nos pautamos nos documentos oficiais tais como a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental (BNCC) e as Orientações Curriculares do Ensino Médio (OCEM), os quais asseguram que nos anos finais desse nível de ensino, os alunos devem ter domínio cognitivo de alguns dos conceitos presentes na Matemática Financeira como o cálculo de porcentagem, porcentagem de porcentagem, juros, descontos e acréscimos, incluindo o uso de tecnologias digitais. A análise foi realizada a partir de um roteiro proposto por Costa e Lima (2010) e adaptado para o conteúdo em questão. Como resultados, podemos citar a ausência de erros de cálculo ou impressão; a falta de imprecisão ou ambiguidade nas definições e resultados; os conceitos são precedidos de uma situação e há contextualização dentro da própria matemática ou fora dela; existem situações históricas que podem motivar o aluno; são apresentadas demonstrações de forma a incentivar o manuseio de fórmulas, favorecendo o pensar matemático ou dando ênfase na capacidade de memorização, entre outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Marília Lidiane Chaves da Costa Alcantara | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Matemática financeira | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Matemática financeira no Ensino Médio: uma análise bibliográfica de como esse conteúdo está disposto no livro didático | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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