Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16012
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Adriele Oliveira Batista-
dc.date.accessioned2018-04-03T16:44:14Z-
dc.date.available2018-04-03T16:44:14Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.issnCDD 327.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16012-
dc.descriptionSILVA, A. O. B. A importância do ensino de educação financeira na formação do indivíduo através da matemática: abordagem nos anos iniciais. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa de conclusão de curso procurou estudar de que maneira a Matemática, através da aplicação de técnicas de abordagem, pode contribuir no ensino de Educação Financeira nos anos iniciais a fim de incentivar a formação de um cidadão mais crítico em relação às questões que envolvem sua vida financeira. Tivemos como objetivo geral compreender o papel da Matemática no que se refere ao trabalho com a Educação Financeira nos anos inicias a fim de contribuir para formação da aprendizagem financeira das crianças. A pesquisa foi realizada em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo, do município de Congo-PB. A análise executada foi do tipo qualitativa, dividida em 6 etapas, enfatizando o processo de construção desse trabalho, desde as leituras para construção da fundamentação teórica até as considerações finais, o mesmo dispõe de 5 capítulos. Para realização da pesquisa aplicamos um questionário com os alunos para saber dos conhecimentos prévios deles acerca da Educação Financeira e também as relações que conseguiam fazer entre o meio social e a Matemática, e assim observar o desempenho dos alunos diante do conteúdo exposto e da resolução dos problemas matemáticos que visa contribuir para familiarização do conteúdo. A partir da análise realizada constatou-se que os alunos desconheciam do que se tratava Educação Financeira, bem como termos básicos da mesma que utilizamos em nosso cotidiano. Assim, concluímos que é necessário repensar o currículo de Matemática desenvolvido nos anos iniciais a fim de repensar o tratamento dado a essa temática logo no início da escolaridade do aluno. A Educação Financeira vem a contribuir para o avanço dos alunos conseguindo repassar-lhes a necessidade que se tem de planejar suas finanças para que tenham uma saudável vida financeira, e que isso deve começar desde cedo.pt_BR
dc.description.sponsorshipMarília Lidiane Chaves da Costa Alcantarapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação financeira infantilpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleA importância do ensino de educação financeira na formação do indivíduo através da matemática: abordagem nos anos iniciaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriele Oliveira Batista Silva.pdfPDF - Adriele Oliveira Batista Silva1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.