Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16012
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Adriele Oliveira Batista | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-03T16:44:14Z | - |
dc.date.available | 2018-04-03T16:44:14Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-15 | - |
dc.identifier.issn | CDD 327.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16012 | - |
dc.description | SILVA, A. O. B. A importância do ensino de educação financeira na formação do indivíduo através da matemática: abordagem nos anos iniciais. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa de conclusão de curso procurou estudar de que maneira a Matemática, através da aplicação de técnicas de abordagem, pode contribuir no ensino de Educação Financeira nos anos iniciais a fim de incentivar a formação de um cidadão mais crítico em relação às questões que envolvem sua vida financeira. Tivemos como objetivo geral compreender o papel da Matemática no que se refere ao trabalho com a Educação Financeira nos anos inicias a fim de contribuir para formação da aprendizagem financeira das crianças. A pesquisa foi realizada em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo, do município de Congo-PB. A análise executada foi do tipo qualitativa, dividida em 6 etapas, enfatizando o processo de construção desse trabalho, desde as leituras para construção da fundamentação teórica até as considerações finais, o mesmo dispõe de 5 capítulos. Para realização da pesquisa aplicamos um questionário com os alunos para saber dos conhecimentos prévios deles acerca da Educação Financeira e também as relações que conseguiam fazer entre o meio social e a Matemática, e assim observar o desempenho dos alunos diante do conteúdo exposto e da resolução dos problemas matemáticos que visa contribuir para familiarização do conteúdo. A partir da análise realizada constatou-se que os alunos desconheciam do que se tratava Educação Financeira, bem como termos básicos da mesma que utilizamos em nosso cotidiano. Assim, concluímos que é necessário repensar o currículo de Matemática desenvolvido nos anos iniciais a fim de repensar o tratamento dado a essa temática logo no início da escolaridade do aluno. A Educação Financeira vem a contribuir para o avanço dos alunos conseguindo repassar-lhes a necessidade que se tem de planejar suas finanças para que tenham uma saudável vida financeira, e que isso deve começar desde cedo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Marília Lidiane Chaves da Costa Alcantara | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | A importância do ensino de educação financeira na formação do indivíduo através da matemática: abordagem nos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Adriele Oliveira Batista Silva.pdf | PDF - Adriele Oliveira Batista Silva | 1.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.