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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16022
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vieira, Alline Leandro | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-03T18:36:21Z | - |
dc.date.available | 2018-04-03T18:36:21Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16022 | - |
dc.description | VIEIRA, A. L. A importância dos contos infantis no processo de alfabetização. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Desde o seu surgimento, a humanidade cresce em uma busca incessante por conhecimento e um dos seus grandes avanços foi a descoberta da escrita bem como o processo de leitura. Com o passar do tempo, foi observado que as crianças, assim como os adultos, possuem capacidades cognitivas de aprender e aperfeiçoar seu aprendizado por meio de textos escritos. Foi a partir de então que surgiram as literaturas infantis, grandes aliadas metodológicas do período de alfabetização e contribuintes na formação da ética e da racionalidade do aprendiz. Para que fossem transmitidos esses valores de forma acessível, os escritores dos contos de fadas e fábulas utilizaram-se de personagens que cativam e instruem o leitor a motivar o prazer pela leitura. Cabe também ao professor, facilitar esses primeiros contatos entre a criança e o livro, desse modo todo o contexto familiar é inserido no ambiente escolar e contribui para que ocorra uma prática proveitosa. O artigo tem como objetivo geral apresentar a influência dos contos infantis em sala de aula durante as fases iniciais e citamos como alguns dos objetivos específicos compreender o ambiente da literatura infantil, como a literatura infantil contribui no processo de alfabetização e exibir a visão de alguns professores a respeito das literaturas infantis. Esse artigo se justifica pela a importância e a relevância do tema estudado aqui para o mundo acadêmico, auxiliando no entendimento de como os professores veem esse tipo de literatura no processo de alfabetização. Foi utilizada uma pesquisa de natureza quantitativa e caráter interpretativo, na qual foi colhido dados através de um questionário composto por oito questões, direcionado a professores do ensino fundamental. Concluímos que esse tipo de literatura é um importante meio para auxiliar os professores e alunos no processo de alfabetização. O trabalho descreve a influência dessas histórias na vida da criança e a indispensabilidade de executá-las nas fases iniciais, em seu decorrer citaremos os seguintes autores: Machado (2001), Colomer (2012), Aguiar (1990), Bettelheim (2004), Feu (2015), Barthes (2012), Shavit (2012), entre outros renomados autores que contribuíram de maneira relativamente importante para a construção desse trabalho. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Verônica Santos de Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Leitura infantil | pt_BR |
dc.subject | Contos de fadas | pt_BR |
dc.subject | Fábulas | pt_BR |
dc.title | A importância dos contos infantis no processo de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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