Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1604
Título: Preservação e recuperação da nascente do Rio Cuiá – João Pessoa – PB
Autor(es): Lima, Fernanda Cristina Silva de
Palavras-chave: Preservação ambiental
Recuperação ambiental
Nascente - rio
Data do documento: 16-Ago-2013
Resumo: O artigo traz uma contribuição para a preservação e recuperação da nascente da Bacia do Rio Cuiá, despertando a população ali existente para a importância da preservação dos Recursos Hídricos, sabendo-se que a água é essencial à vida de todos. Pretende também contribuir para a comunidade científica no intuito de se preservar as nascentes dos rios, e identificar e delimitar a nascente do Rio Cuiá, além de perceber se ela está sendo degradada, assim como, de nos manter vigilantes quanto à qualidade da água, já que as nascentes estão sujeitas a contaminação seja por meio de resíduos sólidos encontrados na mesma ou por meio de população existente muito próxima com esgoto a céu aberto. O método utilizado nesta pesquisa foi o descritivo e explicativo, este tipo de pesquisa procura (sem que o observador interfira nele), observar, registrar, analisar, classificar e interpretar os fenômenos ou fatos, como aplicação de questionários e ao mesmo tempo, explorar, quando se trata de pesquisa bibliográfica ou estudo de caso. Os procedimentos metodológicos foram: Localização da Nascente e da Bacia Hidrográfica do Rio Cuiá; Levantamento Bibliográfico; Levantamento de Campo e Tratamento dos Dados. A localização da nascente foi demarcada e delimitada pela população ali existente. No Levantamento de Campo, foram realizados registros fotográficos da nascente e foi aplicado à Rua Porto Alegre, no Bairro do Grotão, um questionário com 12 perguntas que geraram algumas tabelas que foram discutidas no texto. Conclui-se que, a nascente da Bacia do Rio Cuiá é uma Área de Proteção Permanente, onde, a Resolução CONAMA discorre que se deve manter uma distância de cinqüenta metros do entorno da nascente, onde isto não se é respeitado. A proposta de recuperação da mesma é o reflorestamento da mata ciliar, pois é a que exerce maior efeito sobre as nascentes por serem de grande importância para a qualidade da água. Porém, esta recomposição vegetal tem que ser feita após o conhecimento das espécies existentes para melhor entender sua contribuição hidrológica e delas fazer melhor uso, além do planejamento e a orientação de um técnico especializado que são de fundamental importância.
Descrição: LIMA, F. C. S. de. Preservação e recuperação da nascente do Rio Cuiá – João Pessoa – PB. 2012. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1604
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Cristina Silva de Lima.pdfFernanda Cristina Silva de Lima2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.