Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16046
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Xavier, Tayná Maria Amorim Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-05T20:44:12Z | - |
dc.date.available | 2018-04-05T20:44:12Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16046 | - |
dc.description | XAVIER, T. M. A. M. Educação inclusiva: O uso do Soroban no processo da aprendizagem matemática para deficientes visuais. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inserção do aluno com deficiência visual nas salas regulares de ensino tem como finalidade a autonomia, aprendizagem e o convívio com a sociedade. Mas nem sempre isto acontece, pois, apesar do sistema de ensino atualmente ser considerado inclusivo, ainda existem barreiras e estigmas que precisam ser quebrados para chegar ao real sentido desta palavra. Sendo a matemática um componente de grande caráter visual, muitos professores não se dizem preparados ou capacitados para adaptar sua metodologia de maneira que estes alunos também tenham acesso à educação em sua totalidade. Para contrapor este pensamento, escolhemos falar sobre o soroban, calculador manual adaptado para a utilização por pessoas com deficiência visual. Temos como objetivo fazer um estudo comparativo entre a visão de um professor com longa experiência no ensino do soroban e um aluno incluso em escola regular, ambos cegos, a respeito da funcionalidade deste material na educação e algumas dificuldades enfrentadas na educação inclusiva. Para isto, fizemos uma entrevista aberta com os participantes e nossa metodologia tem cunho qualitativo. Nos debruçamos em literatura apropriada para discutir sobre tais objetivos e pudemos perceber que os discursos dos participantes entram em concordância entre si e com as abordagens teóricas utilizadas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Eduardo Gomes Onofre | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Soroban | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem matemática | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva: O uso do Soroban no processo da aprendizagem matemática para deficientes visuais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Tayná Maria Amorim Monteiro Xavier.pdf | PDF - Tayná Maria Amorim Monteiro Xavier | 14.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.