Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16052
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | André, Ivania Samara do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-05T21:17:49Z | - |
dc.date.available | 2018-04-05T21:17:49Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16052 | - |
dc.description | ANDRÉ, Ivania Samara do Nascimento. A lousa digital como recurso interativo para o ensino de física: um estudo realizado na Escola Estadual Benjamin Maranhão em Araruna-PB. 2017. 37 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Física tem se demonstrado frequentemente descontextualizado, apresentando-se muitas vezes ênfase demasiada em fórmulas, leis e conceitos básicos, promovendo um ensino que insiste na memorização, deixando de lado um ensino mais contextualizado que considere o meio que os discentes estão incluídos. Sabe-se que estamos inseridos em um mundo caracterizado pelas mídias digitais, dentre outras tecnologias. Essa presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na nossa sociedade, está provocando diversas mudanças na forma de se comunicar, pensar e de obter informação. Diante disso o nosso trabalho se propõem, portanto, a realizar um estudo de caso em que utilizamos o recurso da lousa digital interativa como uma forma de construir um ambiente de TICs para o ensino de Física, mais precisamente o ensino de ondulatória, aplicado em turmas da EEEFM Benjamim Maranhão em Araruna-PB. Para obtenção dos dados foi aplicado um questionário e uma entrevista semiestruturada com os estudantes do 2° Ano médio regular. O questionário foi dividido em duas partes: A primeira parte objetiva, contendo informações pessoais e do cotidiano do discente; já a segunda parte foi direcionada para o uso da lousa digital nas atividades pedagógicas desenvolvidas. Verificou-se que a ferramenta pode ser uma grande aliada para os educadores nos processos educativos. Ficou evidente a aceitação dos estudantes que participaram da pesquisa por alegarem que as aulas ficam mais atrativas, aprimorando a dinâmica e o interessante dos discentes. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Lousa Digital | pt_BR |
dc.subject | Interatividade | pt_BR |
dc.title | A lousa digital como recurso interativo para o ensino de física: um estudo realizado na Escola Estadual Benjamin Maranhão em Araruna-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 69 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF-Ivania Samara do Nascimento André.pdf | 9.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.