Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16053
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Domingos, Fernanda Daniele De Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-05T21:23:04Z | - |
dc.date.available | 2018-04-05T21:23:04Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16053 | - |
dc.description | DOMINGOS, Fernanda Daniele De Sousa. A teoria das cores de Newton no livro didático de física: um enfoque epistemológico. 2017. 34 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo da percepção de que o livro didático exerce particular influência no meio escolar, em especial no ensino das ciências, a presente pesquisa propõe uma análise, sob um enfoque conceitual e histórico-filosófico, da abordagem do “experimento crucial” e a teoria da luz e cores de Newton em livros didáticos de Física presentes na relação do PNLD/2015 para o Ensino Médio. Para tanto, analisamos cinco livros de coleções diferentes, observando o espaço destinado à teoria, a forma de abordagem, alguns dos elementos histórico-filosóficos explícitos e implícitos e discorremos sobre estes elementos, como se apresentam, e a sua influência sobre a compreensão de questões de cunho epistemológico concernentes à compreensão da natureza da ciência e do trabalho científico. Em geral, alguns equívocos históricos e epistemológicos foram observados, sendo estes últimos os mais danosos quando, a partir do uso de imagens e descrições textuais, concorrem não somente para a má compreensão de questões próprias da natureza da ciência e do trabalho científico, mas também carregam equívocos conceituais que prestam um desserviço ao ensino da teoria de Newton e, em particular, à apresentação do experimento crucial. | pt_BR |
dc.subject | Cores | pt_BR |
dc.subject | Livros Didáticos | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.title | A teoria das cores de Newton no livro didático de física: um enfoque epistemológico | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 69 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- Fernanda Daniele de Sousa Domingos.pdf | 9.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.