Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16073
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Viviane Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-06T16:16:17Z | - |
dc.date.available | 2018-04-06T16:16:17Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16073 | - |
dc.description | SOUZA, V. G. de. A atividade experimental no ensino de Química: Uma relação entre a escola e o cotidiano. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Compreendida como uma disciplina de difícil compreensão, a Química, por vezes, é colocada em segundo plano, trabalhando com uma realidade distante do alunado. Nesse contexto, a presente pesquisa busca fazer uma relação entre escola e Universidade, por meio de atividades práticas, em sala de aula, possibilitando que o aluno tenha maior conhecimento científico do conteúdo abordado nas aulas de Química e conheça os possíveis caminhos da Universidade, uma vez que, a aula prática pode remeter a este universo educacional, compreendendo a Universidade como um instrumento que possibilita o aluno do Ensino Médio a ter contato com um estudo de Química mais atraente, mais prático e eficaz. Desse modo, temos por objetivos: Possibilitar que estudantes da rede pública do município de Gado Bravo – PB conheçam a química de forma prática, com aulas práticas na Universidade e/ou por meio de atividades práticas na própria sala de aula, além de integrar ensino, pesquisa e extensão, visando à interação da universidade com a sociedade e estimular os alunos envolvidos na pesquisa a serem futuros profissionais de química. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo, com visita à escola, onde realizamos aula teoria e experimental, de modo a proporcionar ao alunado um ensino de Química, mais prático e estimulante. Após a aula prática, aplicamos questionários semi-estruturados a dezoito alunos escolhidos aleatoriamente e, em seguida, partimos para as análises e discussões dos resultados, compreendendo que as práticas auxiliariam a fixação dos conteúdos de química e que a realização de experimentos simples podem ser realizados dentro dos limites da sala de aula e dos limites de recursos oferecidos pela escola, desde que feita de forma planejada, organizada, podendo fazer a diferença no entendimento, e no aprimoramento do conteúdo de química. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Djane de Fátima Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Atividade experimental | pt_BR |
dc.subject | Atividades práticas | pt_BR |
dc.title | A atividade experimental no ensino de Química: Uma relação entre a escola e o cotidiano | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Viviane Gomes de Souza.pdf | PDF - Viviane Gomes de Souza | 6.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.