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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16079
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Marielza Valeriano dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-06T16:43:33Z | - |
dc.date.available | 2018-04-06T16:43:33Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.291 3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16079 | - |
dc.description | SANTOS, M. V. dos. Evasão escolar: Uma realidade na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rego, Queimadas, PB. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A evasão escolar é considerada como um dos maiores e mais graves problemas da educação no país, principalmente nas escolas públicas, mas também por outros setores da sociedade, por considerarem a “educação” como um ponto-chave e primordial para o desenvolvimento social e econômico da sociedade como um todo. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as problemáticas que levam à evasão na escola estadual de ensino fundamental e médio Francisco Ernesto do Rego em Queimadas, PB. O universo foi constituído por 10 professores, com e sem deficiência física, de ambos os sexos, do ensino médio, e que estejam lecionandos. Foi utilizado o método de abordagem quantitativo através de questionário semiestruturado, com base nas informações referentes aos docentes a respeito da evasão escolar e como o educador lida com o referente assunto. Os dados foram analisados e interpretados utilizando- se a estatística descritiva. Onde obteve resultados de 18% trabalho, 15% falta de estimulo da família, e 15% falta de dialogo aluno com a escola, 15% alunos desestimulado, 38% dificuldade do professor em relacionar a disciplina com a realidade dos alunos, 25% discutir o assunto ao logo do ano, 22% contribuindo para má formação dos profissionais e 42% relação professor-aluno é um ponto vital no processo educacional. Portanto, a falta de consciência política e de cidadania, má formação dos profissionais, subemprego, marginalização, drogas, falta de respeito e violência, exclusão social, abrangendo todos os contextos sociais. Desta forma, o estudo contribuiu para que a escola desenvolva atividades de conscientização de todos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Délcio de Castro Felismino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Instituição pública | pt_BR |
dc.subject | Docente | pt_BR |
dc.subject | Discente | pt_BR |
dc.title | Evasão escolar: Uma realidade na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rego, Queimadas, PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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