Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16081
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Lucas Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-06T16:43:45Z | - |
dc.date.available | 2018-04-06T16:43:45Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16081 | - |
dc.description | SILVA, L. F. Educação Física no Ensino Médio: A contribuição do PIBID e perspectivas na formação docente. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como principal objetivo apresentar e discutir a relevância do PIBID e suas ações no ensino médio, bem como as perspectivas na formação docente. Buscando entender as dificuldades, que tanto os professores quanto os alunos enfrentam, em relação à Educação Física no Ensino Médio, constatadas a partir da experiência vivenciada na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Severino Cabral foram relatados três meses de observação das aulas, onde a busca por informações sobre os alunos, seus pontos positivos e negativos, identificando as limitações dos mesmos quanto aos conteúdos da Educação Física, atuação e a condução das aulas pelo professor supervisor, se tornando este o foco inicial. As ações desenvolvidas na escola contemplaram cerca de 360 alunos matriculados que, a partir das intervenções nas aulas de Educação Física, tornou-se notória a redução da evasão escolar nestas aulas, que contava com a participação do professor supervisor e cinco bolsistas de iniciação a docência. Finaliza-se este estudo, apresentando que a Educação Física no Ensino Médio é vítima, assim como, a educação em modo geral, de um sistema educacional falho, afinal, pôde-se afirmar que no contexto estudado, há um abandono docente, por parte do Estado e suas políticas, no sentido de que as evidências apontam as aulas de Educação Física desenvolvidas de forma descontinuadas, descontextualizadas e desconectadas do currículo escolar, o que contribuiu para que, na reforma do ensino, novas diretrizes para o ensino médio tenham sido levadas em consideração, na qual Educação Física deixa de ser disciplina obrigatória, processo ainda transição, embora programas como o PIBID atuam como forma de aperfeiçoar, incentivar e aproximar a formação dos discentes, valorizando a utilização de métodos criativos nas aulas, possibilitando a todos os envolvidos, uma troca de valores tida como um dos principais objetivos para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.title | Educação Física no Ensino Médio: A contribuição do PIBID e perspectivas na formação docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lucas Ferreira Silva.pdf | PDF - Lucas Ferreira Silva | 10.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.