Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16085
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Karol Wojtyla de | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-06T16:44:19Z | - |
dc.date.available | 2018-04-06T16:44:19Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 510 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16085 | - |
dc.description | SOUZA, K. W. de. Uma análise das dimensões da linguagem matemática por meio da resolução do cubo mágico. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar as dimensões da linguagem matemática por meio da montagem do cubo mágico, através do conhecimento e realização de algoritmos. A proposta foi lançada e aplicada com alunos do Programa Novo Mais Educação, da Escola Estadual Dr. Trajano Nóbrega, localizada na cidade de Soledade – PB. Para chegarmos a esse objetivo apresentamos o algoritmo de Rubik para montar um cubo mágico de versão 3x3x3, e logo após ensinarmos esse algoritmo sugerimos que cada um dos alunos fosse escrevendo como eles conseguiram montar o cubo mágico, ou seja, o aluno estaria criando o seu próprio algoritmo. Percebemos que alguns alunos mesmo sem ter um domínio da dimensão sintática da linguagem, conseguem dialogar sobre a montagem do cubo, cada um com a sua maneira, tendo como base a linguagem natural ou a linguagem figural para montar o cubo, e conseguem compreender o que estão fazendo, isso significa que eles têm o domínio da parte semântica sobre a atividade que lhes foi passada, mesmo sem saber que têm, e isso nos dar um indicativo para o ensino da matemática, pois um dos caminhos para se compreender essa parte sintática é ter uma compreensão das ideias e procedimentos, uma proposta contrária, tendo em vista que na matemática estamos acostumados primeiro ensinar os algoritmos para só então começar a resolver problemas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Joelson Pimentel de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cubo mágico | pt_BR |
dc.subject | Cubo de Rubik | pt_BR |
dc.subject | Linguagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Dimensões da linguagem | pt_BR |
dc.title | Uma análise das dimensões da linguagem matemática por meio da resolução do cubo mágico | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Karol Wojtyla de Souza.pdf | PDF - Karol Wojtyla de Souza | 11.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.