Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16085
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Karol Wojtyla de-
dc.date.accessioned2018-04-06T16:44:19Z-
dc.date.available2018-04-06T16:44:19Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.otherCDD 510-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16085-
dc.descriptionSOUZA, K. W. de. Uma análise das dimensões da linguagem matemática por meio da resolução do cubo mágico. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar as dimensões da linguagem matemática por meio da montagem do cubo mágico, através do conhecimento e realização de algoritmos. A proposta foi lançada e aplicada com alunos do Programa Novo Mais Educação, da Escola Estadual Dr. Trajano Nóbrega, localizada na cidade de Soledade – PB. Para chegarmos a esse objetivo apresentamos o algoritmo de Rubik para montar um cubo mágico de versão 3x3x3, e logo após ensinarmos esse algoritmo sugerimos que cada um dos alunos fosse escrevendo como eles conseguiram montar o cubo mágico, ou seja, o aluno estaria criando o seu próprio algoritmo. Percebemos que alguns alunos mesmo sem ter um domínio da dimensão sintática da linguagem, conseguem dialogar sobre a montagem do cubo, cada um com a sua maneira, tendo como base a linguagem natural ou a linguagem figural para montar o cubo, e conseguem compreender o que estão fazendo, isso significa que eles têm o domínio da parte semântica sobre a atividade que lhes foi passada, mesmo sem saber que têm, e isso nos dar um indicativo para o ensino da matemática, pois um dos caminhos para se compreender essa parte sintática é ter uma compreensão das ideias e procedimentos, uma proposta contrária, tendo em vista que na matemática estamos acostumados primeiro ensinar os algoritmos para só então começar a resolver problemas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Joelson Pimentel de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCubo mágicopt_BR
dc.subjectCubo de Rubikpt_BR
dc.subjectLinguagem matemáticapt_BR
dc.subjectDimensões da linguagempt_BR
dc.titleUma análise das dimensões da linguagem matemática por meio da resolução do cubo mágicopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karol Wojtyla de Souza.pdfPDF - Karol Wojtyla de Souza11.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.