Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/161
Título: Processo de trabalho do centro de material esterilizado e sua importância na prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde
Autor(es): Sousa, Carolina Pereira da Cunha
Palavras-chave: Enfermagem - Prevenção
Centro de material esterilizado
Controle de infecções
Data do documento: 13-Set-2012
Resumo: Objetivos: Analisar o processo de trabalho do Centro de Material Esterilizado (CME) e identificar sua importância na prevenção e controle das infecções relacionadas com a assistência à saúde. Metodologia: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, constituído por uma amostra composta de 08 enfermeiros responsáveis pelo CME ou Centro Cirúrgico (CC) de 8 hospitais da cidade de Campina GrandePB. O processo de trabalho deste setor foi analisado por meio de questionário, considerando, principalmente, como são operacionalizados os processos de limpeza, desinfecção, empacotamento, esterilização e validação dos artigos hospitalares. Utilizou-se estatística descritiva com a distribuição de variáveis em números absolutos e percentuais. Resultados: Observou-se que todos os profissionais eram do sexo feminino e exerciam suas atividades nos CME/CC entre 1 e 5 anos (62,5%). Quanto ao processamento dos materiais, notou-se que 100% dos serviços utilizam a limpeza manual. Os principais produtos utilizados na desinfecção/esterilização química dos materiais foram o cidex (38,46%) e o peróxido de hidrogênio (30,76%). Os invólucros que obtiveram percentuais mais expressivos foram as caixas metálicas (31,81%), papel kraft (27,27%) e tecido (22,72%). Para a esterilização dos artigos termossensíveis ao calor, 87,5% dos hospitais revelaram a terceirização por meio de processos físico-químicos como principal alternativa. A monitorização química revelou o uso do teste específico – Bowie & Dick (33,33%), seguido dos multiparamétricos (25%). Quanto aos indicadores biológicos, 37,5% dos serviços utilizam os indicadores de segunda e terceira gerações. Observou-se parceria entre o enfermeiro da Comissão de Controle das Infecções Hospitalares (CCIH) e do CME/CC em todas as instituições, assim como manutenção preventiva dos equipamentos. O uso de equipamentos de proteção individual e coletiva foi verificado em 75% dos hospitais. Conclusões: Ressalta-se a importância do acompanhamento e planejamento do processo de trabalho deste setor, a fim de minimizar custos e riscos com infecção hospitalar, acidentes e doenças ocupacionais, além de otimizar processos, aumentando a produtividade e garantindo a qualidade da assistência prestada.
Descrição: SOUSA, C. P. da C. Processo de trabalho do centro de material esterilizado e sua importância na prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde. 2010. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/161
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carolina Pereira da Cunha Sousa.pdfCarolina Pereira da Cunha Sousa771.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.