Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1619
Título: Paisagem e a diversidade natural na Serra da Caxexa em Casserengue – PB
Autor(es): Rodrigues, Roberlândia da Costa
Palavras-chave: Relevo
Ambiente
Paisagem
Data do documento: 19-Ago-2013
Resumo: Este trabalho trata-se de um estudo da Paisagem e Diversidade Natural da Serra da Caxexa no município de Casserengue – PB, onde procuramos divulgar a paisagem do seu modelado, destacando as feições geológicas e a dinâmica da esculturação do relevo. Este trabalho enfatiza a necessidade do desenvolvimento da consciência ecológica sobre o ambiente geomorfológico da Serra da Caxexa no município de Casserengue – PB, para um desenvolvimento sustentável local centrado na participação, organização, educação e no fortalecimento das pessoas. Que deve ser apropriado não só aos recursos e ao meio ambiente, mas também à cultura, história e sistemas sociais do local. A Serra da Caxexa é uma subunidade do Planalto da Borborema, na Paraíba, no contato deste com a depressão do Curimataú, apresenta características peculiares devido à atuação do clima semi-árido correspondendo o seu modelado na realidade a uma “crista residual” rica em matacões em ampla fase de desagregação mecânica e aplainamento, encravada na superficie de erosão do grabén do Rio Curimataú com significativa perspectiva de aproveitamento turístico. Como resultado, identificamos que esta área deve ser considerada um patrimônio histórico-natural da nossa região, já que foram catalogados vários sítios arqueológicos na Serra. Sendo assim devem ser implementadas políticas públicas locais de promoção turística e conservação da localidade, possibilitando as comunidades adquirir consciência do seu meio ambiente para que se tornem aptos a agir e sanar problemas ambientais presentes e futuros.
Descrição: RODRIGUES, R. da. C. Paisagem e a diversidade natural na Serra da Caxexa em Casserengue – PB. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1619
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberlândia da Costa Rodrigues.pdfRoberlândia da Costa Rodrigues2.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.