Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, Leandro Henrique de Souza-
dc.date.accessioned2018-04-16T19:04:15Z-
dc.date.available2018-04-16T19:04:15Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.identifier.otherCDD 398.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16210-
dc.descriptionBEZERRA, L. H. S. Eu fofoco, tu fofocas e nós aprendemos: uma proposta para o Ensino Fundamental II. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017. [Artigo]pt_BR
dc.description.abstractEmbora se baseie em nossas intervenções como bolsista do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola da rede pública de ensino de Monteiro, onde, em uma turma do 7º ano, o presente trabalho não procura relatar as atividades desenvolvidas, mas sistematizá-las de tal maneira que os procedimentos que as constituem possam servir de parâmetros para o desenvolvimento de atividades de promoção à leitura no ensino fundamental II. Para tanto, partimos da escolha de uma temática especifica – a da fofoca – e de gêneros textuais também específicos que têm na arte do mexerico uma temática estruturante. Por isso, nossa proposta engloba gêneros distintos como cordel, provérbio, crônica e letras de música que deverão ser lidos à luz da temática da fofoca. Embasamos as nossas reflexões nas orientações teórico-metodológicas de Geraldi (1997), Cosson (2006), Antunes (2003), Oliveira (2010) e demais estudiosos que têm refletido sobre o ensino de língua materna e têm procurado fazer com que tal ensino possa atender às demandas contemporâneas e tornar-se significativo, em especial, para os discentes. Nesse sentido, esperamos que o nosso trabalho, fruto da experiência e de reflexões de um professor em formação inicial, possa auxiliar aqueles/as docentes preocupados com a reformulação de práticas pedagógicas que ainda têm pouco contribuído para a formação de um indivíduo crítico que saiba, por meio da e na linguagem, constituir-se como sujeito de seus discursos e (atu)ações.pt_BR
dc.description.sponsorshipMarcelo Medeiros da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectSequência Didática (SD)pt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental IIpt_BR
dc.titleEu fofoco, tu fofocas e nós aprendemos: uma proposta para o Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leandro Henrique de Souza Bezerra.pdfPDF - Leandro Henrique de Souza Bezerra1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.