Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1622
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morais, Jonathas Eduardo Domingos | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-19T15:38:16Z | - |
dc.date.available | 2013-08-19T15:38:16Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1622 | - |
dc.description | MORAIS, J. E. D. Formação de professores: práxis da educação geográfica na escola normal de Alagoa Grande - PB. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente análise fundamenta-se na constatação dos problemas que afetam a educação brasileira como um todo e o ensino de Geografia, em particular, mostrando a necessidade de superar os motivos que levaram esta disciplina a ser tratada com tanto descaso nas escolas. Tendo em vista o conhecimento destas questões, decidiu-se investigá-las com maior profundidade a partir da contribuição dos alunos do Ensino Médio, Modalidade Normal, da Escola Normal Estadual Ministro Oswaldo Trigueiro de Melo, em Alagoa Grande, PB, objetivando fazer o resgate das práxis vividas pelos formandos da Escola Normal de Alagoa Grande quando foram alunos do Ensino Fundamental, na área de Geografia, e relacioná-las com a percepção da importância da Geografia Escolar nas séries iniciais, identificando o descompasso existente entre os objetivos da Geografia escolar e as práxis vivenciadas. Os procedimentos metodológicos aplicados a esta pesquisa possibilitaram a elaboração de importantes reflexões quanto à pratica pedagógica em Geografia, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, além de colaborar na formação geográfica dos futuros professores para que possam assumir uma postura de comprometimento com a disciplina para que, de fato, a mesma cumpra com seus objetivos curriculares. Em suma, permitiu-se concluir que os professores possuem inúmeras dificuldades téorico-metodologicas quanto ao ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental provenientes das lacunas deixadas durante a formação, por consequência proporcionando atitudes de negligenciamento da disciplina no ambiente escolar, fatos não isolados mas que permitem uma análise do processo de formação dos professores e sua relevância qualitativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francisco Fábio Dantas da Costa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.title | Formação de professores: práxis da educação geográfica na escola normal de Alagoa Grande - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - GTPRA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jonathas Eduardo Domingos Morais.pdf | Jonathas Eduardo Domingos Morais | 495.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.